Estudantes produzem comercial para Centro de Autismo
Jorge Leonardo, Esaú Viana, Flávio Mendonça, Elaine Melo, Carolina Bueno (professora) e Silmara Cavalcante trabalharam juntos no projeto (Fotos: Helena Sader/Portal Infonet)
Jorge Leonardo, Esaú Viana, Flávio Mendonça, Elaine Melo, Carolina Bueno (professora) e Silmara Cavalcante trabalharam juntos no projeto (Fotos: Helena Sader/Portal Infonet)
Helena Sader
24/09/2014 -
Como avaliação para a disciplina Produção Audiovisual II, os alunos do sétimo período de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe tiveram que produzir material publicitário. Foi então que a professora da disciplina Carolina Bueno fez a proposta de que fosse produzida uma campanha para o Centro de Abordagem a Pessoas Autistas do Estado de Sergipe (Capazes).
 
A ideia da professora foi criada no sentido de ajudar na divulgação centro, que foi fundado em maio deste ano e faz parte da Associação de Pais de Autistas de Sergipe (Apase). “Minha ideia era que eles aplicassem todo o conhecimento adquirido ao longo do curso, na realidade do mercado. E essa realidade eu propus que fosse voltada a um tema beneficente. Eu queria que eles solucionassem, através de um trabalho audiovisual, os problemas de comunicação dessa entidade”, disse Carolina Bueno.
 
Cerca de 25 alunos fizeram parte do projeto, que consiste num VT de trinta segundos, que é um comercial de televisão, e que, inclusive já está pronto e foi veiculado pelas redes sociais da Apase. A turma foi dividida em vários grupos: de produção, edição, entre outras especificidades. Segundo um dos estudantes responsáveis pelo vídeo, a sigla do centro inspirou a criatividade para o projeto.
 
“O nome do centro é Capazes. Tivemos a ideia de trabalhar em cima desse conceito, do que significa ser capaz. O vídeo traz esse conceito em detalhes. As pessoas com autismo são capazes das mesmas coisas que nós. Quisemos mostrar isso no vídeo de forma que não ficasse clichê”, disse Esaú Vieira.
 
O estudante Flávio Mendonça ressaltou a receptividade das pessoas com o comercial. “As pessoas entenderam bem a nossa proposta. Apresentamos para algumas mães, que ficaram emocionadas com o vídeo. A psicóloga do centro também. Muito pelo respeito que tivemos com o assunto, fugindo dos estereótipos”, disse.
 
O trabalho demorou pouco mais de um mês para ficar pronto, mas a professora Carolina declara que ficou satisfeita com os resultados. “Fiquei muito feliz porque os meninos conseguiram captar com muita sensibilidade o espectro autista”, disse a professora.
 
 
Veiculação na TV
 
 
O vídeo produzido pelos alunos será veiculado durante trinta dias nas TVs Aperipê, Brasil e Cidade, além da transmissão em programa da rádio 103 FM.