Com o objetivo de regulamentar o uso de ciclovias e ciclofaixas, o deputado federal Fábio Reis (PMDB) apresentou ontem projeto de lei que prevê aplicação de multa e outras medidas administrativas para motoristas que pararem seus veículos em ciclovias e ciclofaixas, bem como institui penalidades para os ciclistas que não usarem estes locais para trafegar, quando disponíveis.
Para Fábio, o Brasil ainda está engatinhando no trato com o uso da bicicleta como meio de transporte e é necessário entender que esta é uma mudança de hábito que veio para ficar. “É um meio de transporte altamente benéfico por não poluir o meio ambiente e por resultar na melhoria da saúde e qualidade de vida do usuário”, explicou. “Dessa forma, precisamos oferecer parâmetros seguros e responsáveis para seu uso”, reforçou.
De acordo com o deputado, os atritos entre ciclistas e motoristas vêm crescendo a cada dia justamente por não terem o hábito de conviverem juntos e isto pode acarretar em um maior número de acidentes.
“A ideia do projeto é disciplinar o uso das ciclovias e ciclofaixas, de modo a garantir maior segurança e também distribuir a responsabilidade entre os usuários, evitando abusos e punindo aqueles cujas atitudes resultam em problemas para o trânsito nas cidades”, concluiu.