Fapitec lança livro com resultados de pesquisas que analisam a segurança pública de SE
Ascom/SSP
09/10/2014 -

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) promoveu na noite desta quarta-feira, 8, no Museu da Gente Sergipana, o VI Prêmio Fapitec/SE de Comunicação e Divulgação Científica e a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Sergipe.

 

Na oportunidade, foi lançado o livro Pesquisa em Políticas Públicas no Estado de Sergipe Série Documento 1, uma parceria da Fapitec com sete secretarias do Governo do Estado, que geraram resultados de análises e proposição de políticas públicas em temas relacionados à segurança, cultura, combate a pobreza e desenvolvimento.

Entre os programas financiados pela Fapitec merece destaque o Apoio ao Desenvolvimento de Políticas Públicas para o Estado de Sergipe, que apóia projetos temáticos, elaborados a partir de demandas apresentadas previamente pelas Secretarias de Estado. O responsável pela articulação dos projetos da Secretaria de Segurança Pública foi o Núcleo de Análises e Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Cidadania (NAPSEC).

 

Os trabalhos de interesse da SSP e da área de Justiça Criminal já foram apresentados à sociedade e agora estão publicados oficialmente em livro. São eles: Análise da situação econômica, cultural e da saúde de presidiários do Estado de Sergipe; Consumo de Substâncias Psicoativas e Aspectos da Violência por Adolescentes Escolares de Aracaju; Diagnóstico dos Homicídios no Baixo São Francisco: levantamento e caracterização dos homicídios por motivos fúteis.

 

Há ainda os trabalhos: Análise da Causalidade dos Homicídios no Brasil e em Sergipe sob a Ótica da Economia do Crime no Período 2001-2010; Ambiente e Violência em Sergipe. Mapeamento dos homicídios sergipanos ocorridos no período de 2006 a 2012; Perfil dos presos no Estado de Sergipe e Identificação de Políticas Públicas para Egressos.


O presidente da Fapitec, Ricardo Santana, disse que os resultados promissores do primeiro edital vão continuar e ainda este ano um novo edital deve ser lançado para contratar pesquisas que visem subsidiar a formulação de políticas públicas. “Estas pesquisas não são apenas trabalhos acadêmicos, elas são de interesse de toda a sociedade, pois os seus resultados podem se transformar em políticas públicas de interesse de toda a coletividade”, explicou.

 

Selo e Semana Nacional

 

A cerimônia também foi marcada pelo lançamento do selo comemorativo dos 15 anos da Fapitec e pela premiação de 11 pesquisadores, jornalistas e estudantes. O prêmio é concedido desde 2009 e já premiou 44 profissionais. A partir de 2015, o prêmio receberá o nome do jornalista sergipano João Ribeiro.
As representantes da SSP na cerimônia foram à diretora da Assessoria de Planejamento, Alessandra Fabiana, e as integrantes do NAPSEC, Abigail Souza, Adriana Marcelino e Anúbia Melo.