Aracaju é conhecida nacionalmente pela exuberância de suas praias de águas mornas e tranquilas e nesta quinta-feira, 21, o jornal Folha de S. Paulo realça não apenas essas qualidades, mas também as condições ideais para um banho relaxante e de comprovada balneabilidade, o que destaca as praias do litoral aracajuano quando se compara às de outras cidades do país.
De acordo com levantamento realizado pela Folha, de cada 10 praias que ficam nas capitais brasileiras, apenas duas estiveram próprias para banho durante todo o ano. No cenário avaliado, Aracaju figura com a maior proporção de praias consideradas boas. “Das 10 praias monitoradas na capital sergipana, 8 estavam próprias o ano inteiro. Outras 2 foram consideradas regulares e nenhuma foi classificada como ruim ou péssima”, destaca o jornal.
Para o exame, foram apurados dados das praias de 14 estados no período de 12 meses, entre novembro de 2022 e outubro de 2023. Os dados são coletados pela Folha com os governos estaduais há 8 anos e para a avaliação é adotado o método da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que classifica as praias de acordo com testes semanais.
Ainda de acordo com o levantamento, capitais mais populosas como Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador, têm a maioria de suas praias classificadas como ruins ou péssimas. A publicação alerta que nadar em áreas impróprias pode causar problemas de saúde, sobretudo doenças gastrointestinais ou de pele, como micoses.
Para o secretário do Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, o levantamento realizado pela Folha de S. Paulo consolida a capital sergipana como um destino turístico bem avaliado e que deve atrair, cada vez mais, a atenção do mercado nacional.
“Esta publicação reforça todos os investimentos que temos feito na divulgação dos nossos atrativos. Nossas praias são levadas para feiras, reuniões, roadshows e variados encontros. Aracaju é uma joia rara no turismo e esse fator de balneabilidade das nossas praias dará impulso de turistas na temporada de verão, com muitos turistas chegando para tomar relaxantes banhos em nossas praias e aproveitar de todos os nossos atrativos”, afirma o gestor.
Fonte: Ascom/Setur