A Polícia Civil de Sergipe apresentou na manhã desta segunda-feira (25) nove pessoas envolvidas no assassinato do ex-prefeito de Itabaianinha Joaldo Lima de Carvalho, 63 anos, mais conhecido como Joaldo da Laranjeira. Segundo o delegado do município de Itabaianinha, Francisco Gerlândio, o crime foi premeditado por um ex-funcionário da vítima.
“Foi tudo organizado pelo ex-vaqueiro da fazenda de Joaldo. Ele já fazia parte de uma quadrilha especializada em roubo de gado e colocou a fazenda do ex-patrão na lista. E chama a atenção que Joaldo inclusive forneceu ajuda financeira a ele. De acordo com as investigações, esse ex-funcionário era um rapaz trabalhador e de confiança da vítima, mas recentemente entrou para o mundo do crime”, esclarece o delegado Francisco Gerlândio.
Segundo o delgado, a quadrilha pretendia realizar um grande assalto em Sergipe, por isso, os criminosos estavam realizando vários assaltos com a intenção de arrecadar dinheiro e armas. “A gente identificou que essa quadrilha estava agindo entre os municípios de Itabaiana e Umbaúba. Começamos uma investigação minuciosa, dois membros já estavam na Bahia e o resto ficou por Sergipe mesmo. Conseguimos várias provas de que seis participaram diretamente do crime e três de forma indireta. O objetivo era roubar armas para um grande assalto, não conseguimos identificar que assalto seria esse, mas seria algo grande”, conta o delegado.
Em depoimento, os envolvidos disseram que não pretendiam matar o ex-prefeito, mas um dos criminosos se excedeu e atirou contra Joaldo. “Ele disse que atirou sem querer, mas fica difícil de acreditar, já que tudo foi premeditado”, conclui o delegado.