Educadores de Pacatuba vem se reunindo desde o mês de setembro de 2014 no intuito de elaborar propostas para a formulação de um projeto que colocará em vigor o Plano Municipal de Educação (PME). A ação visa melhoria no quadro municipal e por isso precisa ser debatida com cautela e passar por várias etapas antes de entrar em vigor, em forma de lei, atendendo os interesses da comunidade.
A secretária municipal de Educação, Leilane Quitério, explica como funciona o sistema. “O plano é um documento que define metas educacionais por um período de 10 anos. Deve ser elaborado em consonância com os Planos Estadual e Nacional de Educação, ao mesmo tempo, garantindo a identidade e autonomia do município. Ele engloba todo o sistema de ensino, tanto das escolas estaduais, municipais e particulares”, explica, dando mais detalhes.
“É direcionado aos campos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Educação Superior, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Educação Profissionalizante à Distância. Age também na formação de professores e valorização do magistério, além de programas de financiamento e gestão na área de Educação”, destaca Leilane.
De acordo com ela, reuniões já foram realizadas com a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) e membros da sociedade civil, como primeira etapa do processo de elaboração do Plano. “O Fórum Municipal de Educação, em dezembro, e a reunião do dia 19, onde realizamos oficinas e apresentamos um diagnostico detalhado de vários aspectos da comunidade de Pacatuba, com dados históricos, demográficos, econômicos e educacionais, fazem parte do começo do trabalho”, afirma.
Participação
Com essas informações a SME está conseguindo formular um importante documento que poderá ser utilizado para outras ações. “É um balanço geral de nossa atual conjuntura. Toda equipe está participando. São diretores, coordenadores e professores que estão engajados nesse projeto de se criar uma estrutura onde possamos passar para outras etapas de desenvolvimento no setor”, ressalta Leilane.
Atento a elaboração do projeto, o prefeito Alexandre Martins tem dado todo apoio para que essa ação possa ser realizada com eficácia. “Venho acompanhando o trabalho da equipe da Educação e do Fórum Municipal de Educação e sei da importância da implementação desse Plano em nosso Município. Ele não está voltado apenas para a classe estudantil, mas sim, também para os gestores e o magistério que compõe o quadro. Após ele entrar em vigor, a nossa comunidade dará um salto muito importante na área de ensino”, avalia.