Na última sexta-feira, 13, durante a visita do governador Jackson Barreto ao município de Brejo Grande, a prefeita Fernanda Machado aproveitou para propor uma parceria entre a gestão municipal e o governo de Sergipe. A proposta seria a doação de um terreno, que pertence ao Estado, para que a prefeitura possa construir um conjunto habitacional com 24 casas, incluindo toda a infraestrutura e espaço de lazer.
Essas famílias ocupavam a área conhecida como invasão Iraque, até que tiveram que sair do terreno por ordem judicial, uma vez que no mesmo local foi construída uma quadra coberta entregue na sexta-feira. Como a área é grande, o próprio governo percebeu que seria possível fazer o conjunto.
No entanto, em virtude uma ação conquistada na Justiça para recebimento de royalties, a prefeita Fernanda Machado apresentou o projeto na Câmara solicitando crédito especial para que o próprio município construísse o conjunto, sendo que o Estado doaria o terreno. Ao fazer a proposta, Jackson Barreto afirmou que não teria nenhum problema em autorizar a doação, no entanto, os vereadores de oposição rejeitaram o projeto, impedindo a construção das casas.
“Nosso apelo ao governador, além da doação do terreno, foi que ele conseguisse sensibilizar os vereadores para que eles voltem atrás e aprovem os créditos especiais, pois esta é uma obra que não irá beneficiar a prefeita, mas as 24 famílias que tiveram que deixar a área invadida e ainda hoje esperam pela casa própria”, revelou Fernanda Machado. De acordo com ela, todas as famílias foram cadastradas pelas secretarias de Assistência Social do Estado e do Município.
Segundo a prefeita, o governador mostrou-se sensível ao apelo dela e ficou de marcar uma reunião com todos os vereadores para que a construção das casas seja viabilizada pela prefeitura, uma vez que o Estado fará a doação do terreno. “Esperamos que esse encontro aconteça o mais rápido possível, pois as pessoas que estão sem ter onde morar não podem esperar mais”, afirma Fernanda Machado.