Grávidas do bairro Bugio recebem atenção a mais da Saúde de Aracaju
Médica Rosane Oliveira/ Foto: PMA
Médica Rosane Oliveira/ Foto: PMA
Prefeitura de Aracaju
30/06/2014 -

Mulheres grávidas acompanhadas pela Unidade de Saúde da Família (USF) Lauro Dantas Hora, no bairro Bugio, agora recebem atenção a mais dos profissionais da Saúde de Aracaju.  Através da criação de um ‘grupo de convivência para gestantes', equipes de profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família ( NASF) que atuam na região promovem ações específicas de interação e orientação com as gestantes.  

O primeiro encontro do grupo teve início na tarde da quinta-feira, 26, e aconteceu na Igreja Batista do Bugio. A reunião abordou uso de medicamentos, imunização das gestantes, além da importância de exames do pré-natal.

A médica Rosane Oliveira da Silva é especialista em Saúde da Família e explicou que a orientação adequada durante a gestação é de fundamental importância. Segundo Rosane Oliveira, a gravidez é momento de comemoração e também de muitos cuidados, por isso é tão necessário orientar as mulheres da comunidade e passar todas as informações importantes para que tenham uma gravidez tranquila e se sintam mais seguras.

"O objetivo do grupo é sanar as dúvidas delas e passar todas as informações importantes para que tenham uma gravidez saudável e sem complicações. Esses encontros contam com a participação de profissionais de saúde de diversas áreas e especialidades. A ideia é possibilitar momentos de aprendizado e reflexão", explicou a médica, citando ainda que as dúvidas mais comuns das grávidas estão ligadas a mudanças no corpo, cuidados com as mamas, saúde bucal, vacinas, alimentação, exercícios,  atividades sexuais, medicamentos e parto.

A médica destacou ainda que cada gestante deve passar por mais de sete consultas de pré-natal durante a gestação. As consultas são ofertadas na própria Unidade de Saúde da Família e duram cerca de 30 minutos.

Atividades acontecem até setembro

As próximas reuniões do grupo acontecerão nos dias 10 e 22 de julho, 5 e 19 de agosto e dia 2 de setembro. A cada reunião serão promovidos debates voltados para cuidados indispensáveis como: dicas para manter uma gravidez mais segura, alimentação saudável, prevenção de DST's, atividades físicas, direitos e deveres da gestante, aleitamento, parto, desenvolvimento da criança, planejamento familiar e outros temas.