A greve dos bancários de Sergipe entrou nesta sexta-feira, 3 no quarto dia, com 134 agências fechadas em todo o estado. A categoria cruzou os braços no último dia 30, reivindicando 12,5% de reajuste salarial com aumento real de 5,4% mais inflação projetada em 6,35%, além de condições de trabalho. A proposta da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) é de 7%.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários do Estado de Sergipe, todas as 42 agências da Caixa Econômica Federal, fecharam as portas. “A greve continua avançando em Sergipe, já tendo atingido 100% da Caixa no Estado, pois as agências que apareceram como funcionando no relatório do primeiro dia, já estão devidamente fechadas”, ressalta.
Ele informou ainda que, quase 100% das 51 unidades do Banco do Brasil estão fechadas. “Todas as agências do interior estão paralisadas. Apenas a Superintendência e a Agência Estilo estão funcionando. Esta última, parcialmente”, diz.
O Sindicato dos Bancários informou ainda que no Banco do Nordeste do Brasil (BNB), das 18 unidades existentes no Estado, apenas quatro estão resistindo ao fechamento [Gararu, Lagarto, Itabaiana e Laranjeiras], sendo que Laranjeiras funcionou parcialmente. Na capital, 100% das agências estão fechadas.
No Bradesco, das 17 agências do Bradesco, 11 foram fechadas, sendo todas as seis da capital e cinco no interior. “Apenas seis [Boquim, Canindé, Itabaianinha, Lagarto e Propriá e Itabaiana] estão resistindo ao fechamento, sendo que Itabaiana, parcialmente”, destaca acrescentando que no Itaú/Unibanco, das 12 unidades em Sergipe, apenas três funcionaram: Hermes Fontes e Posto da Somese, na capital; e Lagarto, no interior.
“Os demais bancos privados permaneceram 100% fechados: todas as cinco agências do Santander; todas as três do HSBC e a do Mercantil”, comemora José Souza.
As agências do Banese estão funcionando normalmente porque a diretoria do Banco do Estado de Sergipe fechou acordo com os banesianos, em 8% de reajuste sobre todas as verbas, abono de R$ 1. 100 a partir de 1º de outubro, abonos de assiduidade e melhoras na ajuda de custos para a prática de atividades físicas.
Greve bancários atinge 100% em algumas agências de SE
03/10/2014 -
Outras Notícias