Grupo de apoio ensina boas práticas às mães da MNSL
03/09/2014 -
O tempo parece não passar. As noites, muitas vezes mal dormidas, nunca terminam. Tudo somado a um desejo incessante de voltar para casa, junto com o bebê, é claro. É assim a rotina das mães acompanhantes de bebês internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.
Para dar suporte às mães, foi implantado há mais de seis meses um Grupo de Apoio às Mães com bebês na Utin (GAMU) com boas práticas no atendimento humanizado. O grupo funciona como ponto de apoio para as mães num projeto ações de humanização e aprimoramento que tem como objetivo oferecer um espaço para troca de experiências e compartilhamento de sentimentos, dúvidas, angústias e alegrias.
Grupos de escuta, palestras educativas e de higienização das mãos, empoderamento das mães nos cuidados com os seus filhos, do calor, energia e amor transmitidos pelo tocar correto. Vale tudo para levar conforto emocional e informações variadas às mulheres. “Desta forma, as mães ficam mais tranquilas, encaram melhor o acesso à UTI e contribuem para a recuperação dos bebês”, elenca a coordenadora do GAMU/MNSL e médica neonatologista Carline Rabelo.
Ao final do encontro, a psicóloga da MNSL Silvia dos Anjos, faz dinâmicas com músicas de roda para culminar no abraço coletivo. Atualmente, o GAMU conta com o apoio de profissionais da MNSL entre eles médicos neonatologistas, assistentes sociais, nutricionistas, psicológos, enfermeiros e estudantes de enfermagem e psicologia.
Os encontros são realizados todas as terças-feiras na MNSL, das 13h30 às 14h30, no hall da ala verde entre a UTI Neonatal e Método Canguru.
Outras Notícias