Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, 22, o Posto Avançado do Grupamento Ronda da Capital (Rondac), da Guarda Municipal de Aracaju, localizado no conjunto Médici II. A base abrigará um efetivo de 30 guardas atuando em escala de plantão com a finalidade de potencializar as ações de presença nos espaços públicos, a exemplo de postos de saúde, escolas, praças e terminais de ônibus.
“Esse é o primeiro posto da Guarda que sai do Parque da Sementeira e vai para a comunidade. A ideia é fazer com que se diminua o tempo de resposta junto a população, principalmente neste local que conta com algumas escolas”, destaca a secretária de Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles.
O Grupamento Ronda da Capital foi criado em 9 de abril de 2013, visando assegurar que os usuários do transporte coletivo da capital tenham o direito de ir e vir, prevenindo e reprimindo delitos cometidos no âmbito do sistema de transporte público.
O grupamento se enquadra nas atribuições do guarda municipal, previstas em diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública, como a prevenção de sinistros e atos de vandalismo e danos ao patrimônio. Isso além de garantir a proteção aos serviços de transporte coletivo e terminais viários e ainda exercitar a função ostensiva por meio de condutas [a exemplo da prisão em flagrante delito].
Guarda Municipal promete aumentar segurança na capital
22/08/2014 -
Outras Notícias