Em uma solenidade bastante concorrida, realizada na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe, na tarde da última quinta-feira (5), o prefeito de Japaratuba, município localizado no Leste Sergipano, Hélio Sobral Leite, tomou posse como presidente da Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (Ambarco).
Escolhido para presidir a associação no próximo biênio – 2015/2016, o gestor assume o posto pela terceira vez, com o compromisso de manter bom relacionamento com os governos, em busca de melhores condições para os municípios. Hélio assumiu o cargo no lugar do prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, que, durante a solenidade o parabenizou, destacando sua experiência.
“Hélio volta a casa para fazer um grande trabalho, dando continuidade ao que, com muito esforço, foi feito por nós, na minha gestão. Nestes dois últimos anos, buscamos realizar atividades conjuntas, promovidas pelas três associações, com o objetivo de buscar a unificação em um país que tem vivido com total instabilidade. Tenho certeza de que essa forma de trabalho será mantida, porque Hélio é experiente e competente. Agora, os prefeitos precisam se unir, dar as mãos, e ajudá-lo nessa luta”, enfatizou.
Privilégio - Já Hélio Sobral, em seu primeiro discurso como presidente da Ambarco frisou ser um privilégio representar os prefeitos da região. “Meus sinceros agradecimentos a vocês que me escolheram. Prometo manter uma postura limpa e diálogo harmonioso com os governos. Tenho consciência de que os desafios serão grandes, especialmente agora que os recursos diminuíram e torna-se imprescindível uma discussão sobre repasses, para evitar o estrangulamento”, destacou.
O novo presidente da associação ressaltou, também, que é necessário haver sintonia entre os parlamentares e os presidentes das associações. “É preciso que exista essa sintonia para que eles entendam que os municípios estão praticamente falidos, e é por meio destas associações que as vozes dos gestores ecoam. Há anos as prefeituras enfrentam um cenário de crise econômica em que as demandas são maiores que os recursos. Essa realidade precisa mudar”, reafirmou Hélio.
Antes de encerrar seu discurso, o presidente da Ambarco convocou os prefeitos a participarem dos atos e das reuniões mensais. “Devemos unir a força do movimento municipalista, pois os desafios são muitos e só conseguiremos vencê-los se houver união, força e persistência. Quero agradecer a confiança concedida a essa nova diretoria e, ao mesmo tempo, parabenizar Fábio Henrique pela transparência com a qual conduziu esta associação. É com esse espírito que daremos continuidade aos trabalhos e nos colocamos à disposição de todos os prefeitos”, concluiu.
Novos membros - Além de Hélio Sobral, outros membros da nova diretoria executiva da Ambarco foram empossados. Assumiram os cargos de 1º vice-presidente e 2º vice-presidente, respectivamente, os prefeitos Fernando Lima Costa (Nossa Senhora das Dores) e José de Araújo Leite Neto, “Juca de Bala” (Laranjeiras). Ainda foram empossados os membros efetivos do Conselho Fiscal, sendo eles os prefeitos Silvio Maurício Mendonça Cardoso, de Divina Pastora; Miraldo Silva Santos, General Maynard; Airton Sampaio Martins, da Barra dos Coqueiros; e os suplentes Jeferson Santos Santana, Maruim, Valdir Bispo dos Santos, Santa Rosa de Lima, e Cândida Emília Sandes Leite, Riachuelo. Como tesoureiro foi nomeado José Laércio Passos Júnior, prefeito de Rosário do Catete.
Amurces – Durante a solenidade, também foi empossada a nova diretoria da Associação dos Municípios da Região Centro Sul de Sergipe (Amurces). O posto de presidente foi ocupado pelo prefeito da cidade de Pedrinhas, José Antônio Silva Alves, o Zé de Bá, que também se comprometeu, em seu discurso, a manter um diálogo aberto com os governos estadual e federal, além de deputados estaduais, federais e senadores. “Manteremos uma postura republicana e uma relação limpa e harmoniosa. Sabemos que nem sempre conseguiremos o consenso, mas buscaremos ao máximo”, declarou.
Para o biênio 2015/2016 também foram empossados para a diretoria executiva da Amurces os prefeitos Thiago Dória (Poço Verde), Neto Batista (Pedra Mole), Diogo Machado (Carira), Jean Carlos Nascimento (Boquim), Dilson de Agripino (Tobias Barreto), Duílio Siqueira (Salgado), Ivan Macedo (Riachão do Dantas) e Ana Helena Andrade (Arauá).