Hemocentro de Sergipe contabiliza 2.092 doações de sangue em junho
Marcio Jose colaborou com a doação estimulado pela ação da igreja Universal
Marcio Jose colaborou com a doação estimulado pela ação da igreja Universal
Ascom/Hemose
01/07/2014 -

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) registrou 2.092 doações de sangue em junho. Desse total, 50% das doações são resultantes de campanhas realizadas ao longo do mês, com a participação de quinze parceiros fidelizados ao serviço, as demais doações, foram de voluntários e doadores de reposição.

 

Neste mês o destaque foi para os doadores dos municípios de Simão Dias, Nossa Senhora da Gloria, Porto da Folha e São Miguel do Aleixo, que a cada três ou quatro meses reúne os grupos para colaborar com doação na unidade com sede em Aracaju.

 

De acordo com o serviço de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe, as parcerias são de extrema importância para suprir o estoque de sangue da unidade, que tem a responsabilidade de atender a demanda transfusional do Estado, composta por dezesseis unidades hospitalares e maternidades.

 

Segundo a assistente social da Captação de Doadores do Hemocentro, Rozeli Dantas, a maioria das instituições parceiras é fidelizada a doação de sangue. “Temos instituições, como por exemplo, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que praticamente todo final de semana mobiliza seus evangélicos para contribuir com a doação de sangue. A expectativa é que outros grupos de voluntários vejam a importância e também contribuam”, ressaltou, destacando que as campanhas despertam para a cultura da doação voluntária de sangue entre os participantes, seus familiares e amigos.

 

Rozeli destacou ainda que a importância das parcerias está em sensibilizar o maior número possível de pessoas, devido à rotatividade de usuários que utilizam os serviços do ambulatório da unidade. “O Hemose coleta, processa e distribui sangue para a rede hospitalar e também realiza atendimento transfusional para usuários que são encaminhados para unidade de hemoterapia”, informou.

 

Para finalizar ela alertou que todos os tipos de sangue são necessários, mas que, no momento, os que estão precisando de reforço são os do tipo A, O e Ab, positivo e negativo.

 

Serviço

 

O Hemose espera você na Avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A coleta de sangue funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados e feriados, das 8h às 12h. As pessoas interessados em contribuir com o serviço deverão entrar em contato com o Serviço de Social, através dos telefones (79) 3225-8000 e 3259- 3174.