Responsável pela política estadual de sangue e hemocomponentes, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), registrou 27.523 doações de sangue em 2014. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 3,3% no número de doações.
Para a gerente de Ações Estratégicas do Hemose, a assistente social, Rozeli Dantas, as campanhas organizadas pelos parceiros da unidade foram fundamentais para o incremento das doações. “Nós percebemos que antes era o Hemose que procurava as instituições para apresentar o serviço, e no ano passado, vimos que as próprias instituições buscaram o Hemocentro para firmar parcerias e realizar campanhas destinadas à doação de sangue”, contou.
Somente no último mês de dezembro, o Hemose recebeu 2.238 doações de sangue que comparados ao mesmo período no ano de 2013, foi registrado um aumento de 3,9%. “Apesar de ter havido esse aumento, precisamos nos manter atentos, pois a demanda por sangue também tem crescido e ainda não atingimos a meta de pelo menos, 120 doações regulares ao dia”, alertou a gerente.
Conforme a assistente social, a fidelização dos doadores é o grande desafio para 2015. “Temos projetos que tem como objetivo educar e conscientizar, principalmente, os jovens, para que eles conheçam e se familiarizem com a causa desde cedo”, informou ao ressaltar que o público adolescente na faixa etária de 18 aos 25 anos são sensíveis a necessidade de usuários hospitalizados.
Ela contou ainda que um dos itens do projeto prevê a participação ativa dos municípios através da mobilização das prefeituras e secretarias de saúde. “Buscaremos um envolvimento maior desse público para conseguir viabilizar o acesso da população em condições de saúde estável para contribuir com o serviço de doação de sangue”, concluiu Rozeli.
Hemose contabiliza 27.523 doações de sangue em 2014
06/01/2015 -
Outras Notícias