Hemose encerra novembro com mais de 2 mil doações de sangue
Ascom/Hemose
03/12/2014 -

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) encerrou novembro com exatamente 2.616, coletas de sangue. Segundo os dados do serviço, somente na última semana do mês, a unidade contabilizou 747 doações. “Esse resultado positivo é fruto da solidariedade da população doadora e do trabalho dos profissionais que atuam nos setores de captação, coleta, além dos laboratórios e da produção”, falou a gerente de ações Estratégicas, a assistente social, Rozeli Dantas.

 

Segundo a gerente, em relação ao mesmo período do ano passado houve um acréscimo de 6,04% nas doações. "Nós percebemos que as pessoas começam a se articular para colaborar com a doação e prestar esse gesto humanitário de amor ao próximo”, destacou ao ressaltar que a doação deve ser um compromisso coletivo.

 

Além da solidariedade do doador regular, o agendamento de campanhas ajudou no aumento das doações. Em novembro, o Hemocentro de Sergipe recepcionou quatorze ações, que são organizadas por grupos parceiros do serviço, somado a novas adesões, a exemplo, de estudantes do ensino superior e de cursos profissionalizantes.

 

Outro fator que contribuiu para incrementar as doações está associado ao dia Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro. A data é especial para muitos doadores, que aguardam o dia com ansiedade. “O doador fidelizado, que comparece a unidade a cada três meses faz questão de doar no dia 25. Eles comemoram seu dia, doando vida para quem está necessitando”, comentou a gerente do Hemose.

 

Ela detalhou ainda que dentre as estratégias para incentivar a doação de sangue, o serviço atua através da divulgação das ações solidárias, de palestras junto às empresas e instituições de ensino e, das redes sociais, como facebook. “A mídia local também é uma grande parceira de todas essas ações”, finalizou Rozeli Dantas.

 

Serviço de doação

 

Podem doar sangue candidatos em bom estado de saúde com idade entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 Kg. A coleta de sangue funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados e feriados, das 8h às 12h. Os interessados em contribuir com o serviço deverão entrar em contato com o Serviço de Social, nos telefones (79) 3225-8000 e 3259- 3174.