Com o objetivo de reforçar o estoque de sangue para o feriado de Carnaval, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), convida a população para colaborar com o serviço de doação. A solicitação tem como finalidade, realizar a manutenção do estoque de sangue da unidade, para atendimento transfusional, da rede hospitalar.
A gerente de Ações Estratégicas do Hemose, assistente social Rozeli Dantas, relata que nos dias que antecede feriados prolongados, as doações reduzem em torno de 25%. “O serviço de doação realizado no Hemose atende os pacientes que necessitam de transfusão sanguínea para seus tratamentos de saúde”, lembra.
Conforme Rozeli o procedimento transfusional é utilizado para pacientes com hemorragias internas, anemias profundas, em tratamento oncológico, ainda em pacientes renais, cirurgias cardíacas e obstetras, além do atendimento de acidentes ou traumas com perda de sangue. “Queremos contar com a população sergipana para garantir o atendimento de todos esses pacientes que diariamente utilizam o sangue para sua recuperação”, ressalta.
Pode ser candidato à doação de sangue o cidadão em bom estado de saúde; idade entre 16 a 69 anos e peso acima de 50 kg. É necessário portar documento de identidade original, com foto válido em todo território nacional. O homem pode doar a cada três meses e a mulher a cada quatro meses.
Durante o feriadão de carnaval o Hemocentro de Sergipe, irá funcionar com horários alterados: 13/02 – Sexta-Feira – Horário normal das 7h30 às 17h; 14/02 – Sábado – Horário normal das 8h às 12h; 15/02 – Domingo – Serviço de doação não funciona; 16/02 – Segunda-Feira de carnaval – Abre das 8h às 12h; 17/02 – Terça-feira – Feriado de Carnaval não funciona; 18/02 – Quarta-feira de cinzas – Serviço de doação de sangue retorna das 13h às 17h.
Serviço
O Hemose está localizado na Avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A coleta de sangue funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados e feriados, das 8h às 12h. Mais informações com o Serviço de Social, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259- 3174.