Cerca de 150 jovens entre 16 e 18 anos do Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte assistiram a palestra e a peça teatral que abordou o tema “Doação de Sangue”. A atividade, integra as ações coordenadas pelo serviço de Captação de Doadores do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), cujo principal objetivo é estimular a comunidade geral a contribuir com o serviço.
No auditório da escola a assistente social do Hemocentro, Sandra Medeiros Pantaleão destacou a importância do voluntariado quando o assunto é doação de sangue. “Para que o banco de sangue esteja sempre abastecido é fundamental que as pessoas se conscientizem e passem a doar sangue, já que só dessa maneira quem necessita do serviço poderá ser atendido”, destacou a profissional.
Para o professor de língua portuguesa, Cledivaldo Pereira, a ideia de trazer a palestra até o colégio aborda questões fundamentais para a formação cidadã dos jovens. “Conhecer desde cedo assuntos como a doação de sangue facilita o processo de conscientização e convencimento sobre como é importante ter o compromisso de ajudar o outro”, ressaltou.
O estudante do terceiro ano do ensino médio, Matheus dos Santos contou que a palestra serviu para sanar algumas dúvidas. “Depois dessa mensagem que recebemos, pretendo me tornar um doador, pois de uma coisa eu sei, para que façamos uma mudança no mundo é necessário que saibamos ajudar o próximo, e doar é uma dessas maneiras”, analisou.
Entusiasmada com a questão, a estudante Jordana Santos será responsável pela lista que deve ser passada aos alunos que organizarão uma campanha de doação de sangue no Hemose. “Todo esse conhecimento que recebemos hoje tenho certeza que fará com que os demais colegas percebam que doar sangue para quem precisa é um ato de amor”, confirmou.
Parceria
As instituições de ensino das redes, pública e privada, interessadas em firmar parceria com Hemose para realização de palestras e campanhas deve entrar em contato com o Serviço Social da unidade, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h; e aos sábado de 8h às 12h. Mais informações: (79)3225-8000/8039 e 3259-3174.