Na manhã desta sexta-feira, 10, o Hospital de Cirurgia (HC) realizou a recepção dos seus 36 novos residentes dos nove programas de Residência Médica e três programas de Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva, aprovados por meio do Exame Nacional de Residência (Enare) para a turma de 2023. Na ocasião, os alunos – vindos de diversos estados do Brasil – conheceram mais sobre a história e estrutura da instituição hospitalar.
São 28 alunos da Residência Médica: 8 de Clínica Médica, 4 de Medicina Intensiva, 3 de Cirurgia Geral, 2 de Psiquiatria, 2 de Neurocirurgia, 4 de Cardiologia, 2 de Ortopedia, 2 de Cirurgia Vascular e 1 de Cirurgia Cardiovascular. E 8 da Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva: 2 de Fisioterapia, 3 de Enfermagem e 3 de Odontologia.
Alunos de diversos estados
Vinda do Estado da Paraíba, a odontóloga Thaynara Cavalcante, 23 anos, nova integrante da Residência Multiprofissional em Odontologia Intensiva, afirmou que estudar no Cirurgia é uma oportunidade de agregar experiência profissional e de vida. “Conheci a especialização por meio do Enare. Fui aprovada e agora estou conhecendo toda essa grande infraestrutura do hospital. Tenho grandes expectativas em aprender, mostrar serviço e carregar toda a experiência que vou adquirir para o resto da vida”, relatou.
Para a médica Drisana Rodrigues Nunes, 27, que escolheu a especialização em Medicina Intensiva, a opção por realizar sua qualificação profissional no HC foi por uma vivência anterior. “Escolhi o Cirurgia pois a minha formação foi em uma universidade que tinha parceria com o hospital. Já confiava muito no serviço, gostava muito desde o internato. Também trabalhei aqui durante o ápice da pandemia, então, o Cirurgia sempre foi a minha grande opção”, disse Drisana Rodrigues.
“Minhas expectativas são de fortalecer os laços com os profissionais que já admiro e adquirir muito conhecimento. Como todos que escolhem uma residência, busco o meu crescimento pessoal e profissional. Sei que aqui, com toda certeza, vou encontrar tudo isso”, revelou a residente médica.
Recepção da Diretoria
A recepção dos novos residentes foi conduzida pela interventora judicial do Cirurgia, a enfermeira Márcia Guimarães; pelo diretor técnico do hospital, Dr. Rilton Morais; pelo coordenador de Ensino e Pesquisa do HC, Dr. Alex Vianey; e pelo coordenador dos Programas de Residência Multiprofissional da instituição, o cirurgião-dentista Ismário Menezes.
"Sermos um hospital que tem o Programa de Residência Médica e Multi agrega bastante valor. Não só a nós como para todo sistema de saúde, pois teremos médicos se especializando, promovendo um cuidado maior aos nossos pacientes, e também a sociedade, pois estará recebendo profissionais altamente especializados. Isso é a certeza de que estamos cumprindo a nossa missão. Desejamos boas-vindas a todos e que aproveitem bastante o período de formação aqui conosco", declarou Márcia Guimarães.
Também coordenador dos Programas de Residência Médica, Dr. Alex Vianey fez as explanações de boas-vindas aos alunos médicos. “Nossa Residência Médica constituída oficialmente junto ao Ministério da Educação se iniciou em 2012, então, estamos chegando ao 11º ano. Iniciamos com dois programas e hoje temos nove. Fomos aumentando o nosso número de residentes semestre a semestre. Para este ano, entraram mais 28 da Residência Médica e 8 da Multi, o que comprova o nosso crescimento”, disse.
Para os ingressantes da Residência Multiprofissional, a apresentação de boas-vindas foi realizada por Ismário Menezes. “Hoje foi um dia muito importante para o hospital, pois recebemos oficialmente os novos residentes. Foi um momento onde pudemos apresentar para eles o excelente local que escolheram para fazer suas especialidades. Este hospital vem passando por grandes transformações desde a Intervenção Judicial e pode ofertar para esses residentes não só um excelente campo de prática, mas também um serviço que é ímpar em Sergipe”, destacou.
Fonte: