A Secretaria Municipal de Educação de Canindé de São Francisco realizou na manhã desta quarta-feira (19/07), no auditório do hotel Águas do Velho Chico, o I Encontro de Condutores da Rota Escolar do município. O prefeito Ednaldo da Farmácia compareceu a solenidade de abertura acompanhado da primeira dama Deborah Rocha Barros. Os secretários municipais Alberto Vieira, da Educação e Nelson Araújo, de Obras e Infraestrutura, também participaram do evento. José Caloi, presidente da Câmara de Vereadores e o vereador Ronildo Rodrigues prestigiaram o encontro.
Um café da manhã foi oferecido aos participantes. Após a abertura do encontro e o desfazimento da mesa, deram-se início as palestras sobre cuidados com a saúde física e mental dos condutores de veículos que transportam alunos para as escolas municipais. Os motoristas da rota escolar receberam orientações sobre como prevenir as lesões por esforços repetitivos (LER), como trabalhar corretamente a postura, receberam noções de ergonomia, conheceram os exercícios adequados para prevenir lesões e acidentes de trabalho. “Peço a todos vocês compromisso com a Prefeitura e cuidado com o exercício da profissão. Vocês transportam vidas de crianças e jovens do município. Se dediquem em executar este trabalho importante para a Educação e para os pais e mães de nossos alunos. Vamos investir na reciclagem e formação de vocês, mas esperamos retorno no quesito qualidade e comprometimento pela causa da Educação”, recomendou o prefeito Ednaldo da Farmácia.
A representante da empresa contratada que executa a rota do transporte escolar agradeceu ao prefeito Ednaldo da Farmácia por ele participar do encontro, numa demonstração de que está preocupado com as crianças e adolescentes transportados diariamente nos veículos da rota escolar. Ela ainda salientou a necessidade dos motoristas se dedicarem a profissão. “Agradeço aos condutores que fazem jus a profissão, por que vocês transportam vidas. Aqui vocês devem zelar pelo profissionalismo e currículo que estão construindo. Responsabilidade e cuidado com os nossos alunos que são por demais importantes”, ressaltou Patrícia .
“A gente sabe das dificuldades que os motoristas enfrentam, principalmente neste período chuvoso, quando as estradas ficam muitas vezes intransitáveis. Também sei das dificuldades financeiras que o município passa, a falta de máquinas, a exemplo de mais uma patrol (para terraplanagem). Espero que a administração municipal melhore a sua situação financeira para atender melhor ainda os anseios dos pais, alunos e condutores”, disse o vereador Ronildo Rodrigues.
“Nesta gestão existem homens de bem, compromissados com a população. Os problemas, muitos deles isolados e pontuais, são solucionados o mais rapidamente possível. Diante desta crise que assola o país e que também atinge Canindé, devemos nos empenhar para realizarmos um trabalho de qualidade. Temos a responsabilidade e o compromisso com os nossos 4.500 alunos transportados diariamente”, observou o coordenador da rota escolar municipal, Everaldo Nunes.
“A gente esta preocupado em desobstruir as estradas danificadas pela chuva e pelo lameiro provocado pelo tráfego natural de veículos. Nosso maquinário é mínimo e pouco eficiente. Apesar de lutarmos de dia e de noite para cobrir todo o município, não conseguimos fazer tudo, uma vez que o clima chuvoso não nos permite. O Estado, que tem obrigação de promover a manutenção de estradas estaduais que cortam o nosso município, também está sem condições de fazer a parte dele. O prefeito não mede esforços em melhorar a infraestrutura da Secretaria de Obras do Município, sempre buscando junto a Secretaria Municipal de Finanças alternativas para melhorar os serviços prestados a população, dentre estes a constante manutenção das nossas estradas”, afirmou Nelson Araújo, secretário de Obras de Canindé.
O diretor do SMTT de Canindé, subtenente Carlos Alves, especialista em trânsito e em legislação de trânsito, também palestrou sobre a necessidade dos motoristas cumprirem a risca a legislação e normas de trânsito, haja vista que, além de ser uma obrigação, é a melhor maneira de se evitar incidentes e acidentes. Ademais, o motorista de péssima conduta não só pode provocar acidentes, mas também passa a ser um péssimo representante da instituição que paga o salário dele.