A III Conferência Municipal da Saúde de Salgado chegou ao fim na tarde da última sexta-feira, 29, na Escola Estadual José Alencar Cardoso. O tema escolhido desse ano foi “ Saúde Pública de Qualidade para Cuidar bem das Pessoas. Todos usam SUS”. O evento, contou com palestras e debates, onde teve como objetivo discutir a questão da saúde pública e temas relacionados à melhoria da saúde municipal.
A Conferência Municipal de Saúde foi aberta a população salgadense para que todos pudessem participar do desenvolvimento da Saúde Municipal. Na oportunidade, estiveram presentes representando o Estado de Sergipe, a coordenadora de Atenção Básica do Estado, Guadalupe Sales e o presidente do Núcleo de Gestão estratégica e participante, José Dias.
Na oportunidade, a coordenadora de Atenção Básica do Estado, Guadalupe Sales realizou uma palestra sobre o tema central “ Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”. Durante a palestra, a coordenadora debateu com o público, diversas abordagens relacionadas à saúde pública, principalmente, a importância e os direitos que a sociedade possui dentro dela.
Em seguida, foi realizada a apresentação dos quatro eixos, entre eles: 1° Eixo: Direito a Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade, Gestão do Sus; 2° Eixo: Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde, Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; 4° Eixo: Financiamento do SUS e Relação Público-Privado, Reformas Democráticas e populares do Estado.
Após a apresentação, ocorreu um debate entre os participantes sobre os eixos temáticos. Para a secretária municipal da saúde, Sônia Maria, a conferência irá servir para debater com o público sobre os eixos já apresentados durante as Pré-Cnferências. “ Aqui, elas serão votadas, novamente, com todos os usuários, que participaram da Pré-Conferência, aos que, não participaram, mas que se credenciaram e estão aqui discutindo e trazendo propostas que vão para a Conferência Estadual, a qual irá ser discutida, também na Conferência Nacional”, comenta.