No período de 17 a 27 de novembro, a Prefeitura de Neópolis promoveu a primeira Copa de Futsal Intercolegial da Primavera, um torneio com a proposta de incentivar o esporte infanto-juvenil entre as escolas da cidade. As partidas ocorreram na Quadra Municipal José Barbosa de Lemos, com a divisão de nove equipes entre as categorias Sub 13 (Escola Sagrada Família campeã), Sub 15 (Colégio Pereira Lobo campeão) e Sub 17 (Colégio Espírito Santo campeão).
O prefeito do município, Amintas Diniz, observou a necessidade de dar uma cara nova ao quadro esportivo em Neópolis, fazendo com que os jovens pudessem interagir de uma forma menos informal e mais coordenada. Dessa maneira, pensou-se em convidar as escolas municipais para uma competição que abrangesse diferentes faixas etárias, o que resultou na participação de jovens dos 13 aos 17 anos. As escolas são as seguintes: Escola de Ensino Fundamental Carmélia Lemos Serra Dantas, Escola Estadual Sagrada Família, Colégio Pirralho, Colégio Educativo, Colégio Estadual Marechal Pereira Lobo, Colégio Estadual Caldas Júnior, Colégio Estadual Amintas Aguiar, Colégio Espírito Santo e Centro Educacional Municipal Tiradentes.
Durante os 10 dias de competição, assim como também toda a organização do torneio, Wagner Lira foi o encarregado pela direção da comissão técnica da copa. Segundo ele, a responsabilidade de administrar um evento que parte do zero é grande, mas a recompensa com o resultado satisfatório é maior. “Foi um grande prazer realizar este campeonato. Agradeço, primeiramente, a Deus e ao prefeito Amintas por ter confiado no meu trabalho, sabendo que estamos levando em consideração sonhos de crianças e jovens que pretendem seguir a carreira de jogador de futebol. Agradeço também a todos os diretores e professores das escolas envolvidas”, disse Wagner com emoção.
Além do incentivo à prática esportiva, outro objetivo da copa foi “trazer mais um atrativo para a nossa bela e querida Neópolis”, afirmou Wagner. Quando questionado sobre o futuro da Copa da Primavera, o diretor da comissão técnica almeja continuar os trabalhos iniciados com mais profissionalismo. “Estamos bastante otimistas com as próximas edições. Temos como meta ampliar o que já foi desenvolvido, aprendendo com as fraquezas e trazendo novas soluções para o projeto”, finalizou.
O trabalho dos professores é essencial para o êxito dos alunos. O professor de Educação Física da Escola Sagrada Família, Lúcio Marques, teve o prazer de ir para final com classificação plena dos seus alunos, preenchendo as três categorias disponíveis e medalha de ouro para o time Sub 13.
“ A Escola Sagrada Família já vem há alguns anos se destacando entre as melhores com o índice do Ideb e possui uma longa história de incentivo ao esporte.Temos um projeto específico de futsal, ao qual trabalhamos os fundamentos do esporte, com técnicas e táticas, geralmente a partir dos 10 ou 11 anos. A preparação para este campeonato já foi iniciada mesmo antes de sabermos dele”, explica o treinador.
Falando um pouco da importância do esporte, o professor Lúcio demonstrou que revelar talentos esportivos é fundamental para a formação do cidadão. “O incentivo ao estudo, a participar das atividades escolares e aproveitar os bons valores do esporte como a inclusão, socialização, cooperação e respeito ao próximo é de grande importância. Também é preciso reprimir os valores negativos existentes no esporte como a competição exagerada, sentimentos como raiva e ódio, mostrando como controlá-los nos momentos de estresse. São aprendizados para a vida cotidiana”, disse Lúcio.
Com o investimento da Prefeitura de Neópolis no esporte local, é possível focar a atenção dos jovens e adolescentes a valores sociais e práticas saudáveis, distanciando-os da marginalidade e das criminalidades cada vez mais presentes na sociedade. O desporto em ambiente competitivo pode e deve ser um meio para inverter esta tendência. Em uma competição, haverá sempre vencedores e vencidos. Alguns trazem troféus e acrescentam medalhas à sua coleção, mas todos ganham sabedoria e experiência. Esses valores são mais importantes que o bronze, prata ou ouro.
Estrelas do Show
A Copa da Primavera revelou talentos e fez questão de identificá-los. Um desses destaques foi Aldrycky Julião, melhor artilheiro da categoria Sub 15 do Colégio Pereira Lobo, contou que se sentiu muito feliz com o resultado. “Foi muito bom representar a escola na qual eu estudo e ter mostrado o potencial da nossa equipe”, comentou com entusiasmo. Como sugestão, Aldrycky pediu para “trazer árbitros de outras cidades ou até mesmo árbitros federados”.