Infectologista da Saúde de Aracaju alerta para os sintomas da Dengue e Chikungunya
nfectologista orientou que a sorologia só deve ser feita apartir do sétimo dia da doença
nfectologista orientou que a sorologia só deve ser feita apartir do sétimo dia da doença
Agência Aracaju de Notícias
09/04/2015 -

Diante do grande número de pessoas que tem apresentado sintomas comuns a alguns tipos de doenças virais como a Dengue e Chikungunya, a Saúde de Aracaju alerta à população que apresentar quadro de febre, dor de cabeça e manchas avermelhadas na pele, que procure as Unidades de Saúde da Família para os médicos passarem os cuidados necessários para amenizar os sintomas. Outro alerta importante é que os pacientes, a partir do sétimo dia da doença, devem solicitar a realização da sorologia, que é o exame confirmatório.

A infectologista da Vigilância Epidemiológica de Aracaju, Fabrizia Tavares, explica que apesar das semelhanças das doenças, algumas diferenças podem ser percebidas pelos sintomas. “Os principais sinais e sintomas da Chikungunya são febre acima de 39 graus de início repentino e dores intensas nas articulações dos pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. O vírus pode afetar pessoas de qualquer idade ou sexo, mas os sintomas tendem a ser mais intensos em crianças e idosos. Além disso, pessoas com doenças crônicas têm mais chance de desenvolver formas graves da doença. Até o momento, não tivemos confirmação da Chikungunya em Aracaju”, disse.

Já os sintomas da Dengue, a médica destacou que são mais diversos, podendo ter dores de cabeça, febre alta, tonturas e dores das articulações. “A dengue é uma doença mais preocupante que pode levar à morte e os sintomas são mais variados, existem casos confirmados de dengue que possuem poucos sintomas, sem febre, por exemplo, mas que foram casos graves. O mais importante é que a população procure as Unidades de Saúde para receber atendimento e realizar a sorologia, que deve ser feita a partir do sétimo dia de sintomas da doença”, afirmou. 

Fabrizia Tavares enfatizou ainda que a automedicação pode agravar o quadro da doença.  "Ninguém com qualquer tipo de suspeita deve se automedicar, pois é um risco muito grande. Estamos em um período marcado pela ocorrência de chuvas e sol, com temperatura perfeita para o Aedes aegypti e também para o surgimento de surtos ocasionados por outras viroses, como as infecções respiratórias", enfatiza a médica, alertando o cuidado com a alimentação, a hidratação correta e também o repouso.

A Saúde de Aracaju continua capacitando os profissionais de saúde para diagnosticar corretamente os casos de Dengue e Chikungunya, além de outras viroses.