Com a chegada das festividades de fim de ano, os consumidores precisam redobrar a atenção na hora de comprar os produtos que compõem as tradicionais ceias de Natal e Ano Novo. Nesse contexto, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), iniciou uma fiscalização nesta quarta-feira, 20, com foco nos produtos alimentícios mais procurados para as celebrações.
O principal foco da fiscalização está relacionado à quantidade real dos produtos, que deve estar claramente especificada nas embalagens. Produtos como panetones, frutas cristalizadas, roscas e queijos, muito consumidos durante as festas de final de ano, podem apresentar quantidades inferiores às indicadas na embalagem. Por isso, o ITPS alerta sobre a importância de os consumidores observarem atentamente as embalagens e verificarem se o peso informado corresponde ao produto adquirido.
O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, destaca a importância do trabalho de fiscalização. "O objetivo é proporcionar à população mais segurança na aquisição desses itens para a ceia das festas de final do ano. O fornecedor é livre para utilizar a quantidade de gelo que julgar necessário, mas o produto, ao ser descongelado, deve conter o peso indicado na embalagem", esclarece Andrade.
Para o educador Gonçalo Sobral da Silveira, que realizava compras para a ceia de Natal no momento da fiscalização, as orientações sobre como observar se o produto escolhido está correto foram de grande valia. “Aprender sobre como observar se os preços indicados nas embalagens correspondem ao que está especificado foi muito bom, porque não costumo fazer essas observações", elogia.
A gerente executiva de Metrologia e Qualidade do ITPS, Maria Inêz de Almeida, enfatiza a importância de o consumidor verificar se o conteúdo do produto, seja peso, volume ou tamanho real, corresponde ao informado na embalagem. “Em produtos congelados pré-embalados, como bacalhau, pernil, peru, chester e tender, é crucial observar o peso líquido, desconsiderando o peso da embalagem e a camada de glaciamento”, ressaltou Inêz.
Produtos como frutas desidratadas, nozes, castanhas ou bacalhau seco, que são etiquetados pelos próprios estabelecimentos, devem ter a indicação referente apenas ao peso do produto, excluindo o valor da embalagem. Itens como espumantes, vinhos, chocolates, sardinhas e ervilhas em lata, palmito em conserva, assim como frutas ou doces em calda, devem declarar claramente a quantidade sendo comercializada, especificando o peso drenado e o peso líquido.
Denúncias
Para encaminhar denúncias ao ITPS, o consumidor pode entrar em contato por meio do telefone (79) 99191-3042, no horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Também é possível enviar as informações para o e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br ou acessar o site e escolher a opção Ouvidoria/SE-Ouv.
A denúncia é anônima, mas é preciso que o consumidor registre um e-mail, caso deseje receber o resultado das fiscalizações referentes à sua demanda.
Fonte: ITPS