O jovem Ítalo Bruno Araújo Fonseca, enteado do delegado de polícia civil João Eloy, ex-secretário de Estado da Segurança Pública, foi nomeado pelo governador Jackson Barreto (PMDB) para exercer cargo em comissão de assessor técnico-operacional da Secretaria de Estado da Casa Civil. Ítalo responde a processo judicial por porte ilegal de arma e usurpação de função pública.
A portaria assinada pelo próprio governador e pelo secretário Belivaldo Chagas foi publicada no Diário Oficial do Estado na quarta-feira, 17, assegurando remuneração equivalente ao símbolo CCS 13.
Em junho do ano passado, o enteado de João Eloy foi preso em flagrante de posse de um veículo e de pesado armamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública realizando abordagens irregulares na Praia de Atalaia. Um taxista o denunciou por tentativa de assalto, mas no inquérito policial instaurado pela própria SSP ele foi indiciado por porte ilegal de arma de uso restrito e por usurpação de função pública.
O secretário Belivaldo Chagas tomou como surpresa o fato de se tratar do enteado de João Eloy a pessoa nomeada em decreto do Governo e informou que iria de imediato apurar a veracidade da informação com a promessa de adotar medidas para tornar sem efeito o decreto de nomeação.
Posteriormente, o secretário Sales Neto, da Comunicação Social do Governo do Estado, entrou em contato com a reportagem do Portal Infonet para informar que o Governo já determinou a publicação de nova portaria tornando sem efeito a nomeação de Ítalo Fonseca. Esta nova portaria, segundo Sales Neto, será publicada ainda nesta sexta-feira, 19.