O ano era 1972. Buscando discutir assuntos ambientais, que englobassem o planeta como um todo, a Organização das Nações Unidas (ONU), realizou um evento, em 5 junho, reunindo 113 países e 250 organizações não governamentais, em Estocolmo, na Suécia. A ideia era abordar a degradação que o homem causava – à época – ao meio ambiente, bem como os riscos para sua sobrevivência, de tal forma que a diversidade biológica fosse preservada acima de qualquer possibilidade.
As discussões se pautaram não somente à preservação, mas na poluição do ar, do solo, da água, no desmatamento, na diminuição da biodiversidade, na destruição da camada de ozônio, das espécies vegetais e florestais, além da extinção de animais e da redução de água potável no planeta. Não deu outra. A partir daquele dia, a data passou a ser comemorada com ações que viessem a aumentar a conscientização da sociedade com relação à preservação ambiental.
E assim como diversas cidades brasileiras, que fazem questão de relembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente com atos exemplares, em Japaratuba, localizada no Leste Sergipano, a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, programou duas semanas de ações. Envolvendo alunos da rede municipal e particular de ensino, o setor, juntamente com os Clubes de Desbravadores da sede da cidade e povoado São José, levaram atividades às escolas, mostrando que a questão envolve todos os cidadãos.
“A finalidade foi envolver a sociedade civil e sociedade civil organizada nas ações de meio ambiente, uma vez que os problemas não são responsabilidades exclusivas do poder público. Dessa forma, levamos para os estudantes, durante esse período, peças teatrais, elaboradas pelos Clubes de Desbravadores, que trabalharam a filosofia dos 3R’s, sendo eles, reduzir, reaproveitar e reciclar”, explicou Maria Luiza Omena, secretária Municipal de Meio Ambiente de Japaratuba.
Luiza explicou que o evento também fez parte na campanha da Coleta Seletiva, lançada no início do ano no município. “E assim como as demais atividades estabelecidas, conseguimos alcançar toda a rede municipal, além da particular. Aproveito para agradecer as Secretarias de Transporte e Educação, que nos auxiliaram durante as duas semanas. É importante destacar que as peças também foram apresentadas na Câmara de Vereadores de Japaratuba, e está inclusa na programação da emancipação política da cidade”, destacou.
Japaratuba: Semana do Meio Ambiente é celebrada com atividades
09/06/2014 -
Outras Notícias