A Prefeitura de Japoatã, por meio da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Agricultura, Emdagro, Sindicato dos Trabalhadores de Japoatã e parceria com o Governo do Estado, realizou na manhã desta segunda-feira (09), no Clube Municipal, o Seminário de contra partida do “Mão Amiga” para receber a última parcela do programa.
Os seminários do Mão Amiga são a contrapartida do trabalhador do campo para o programa, onde são realizadas palestras sobre saúde da família, saúde no campo, investimentos, além de orientações sobre como obter o benefício. Este seminário contou com a palestrante da Coordenadoria das mulheres da Secretaria de Inclusão Social e do Trabalho, que trouxe um tema muito importante para ser debatido “Violência no seio familiar e contra as mulheres.”Após a palestra foi realizado o cadastro como comprovação para a liberação da quarta e última parcela.
“Não é a principal renda do agricultor, mas garante um importante auxílio no momento de entressafra para o trabalhador, com quem temos o compromisso de levar as políticas necessárias ao seu desenvolvimento e qualidade de vida”, destacou a secretária de assistência Vera Carvalho.
O Programa é destinado a promover a transferência de renda aos trabalhadores rurais nos períodos de entressafra da cultura da cana-de-açúcar, 250 agricultores do corte da cana são beneficiados no município com um total de R$ 720 reais para cada trabalhador, divididos em quatro parcelas de R$190,00.
Estiveram presentes a Coordenadora do Programa Mão amiga Heleonora Cerqueira, a Gerente do Programa Mão amiga Auta Carvalho, a secretária de assistência social Vera Carvalho, a primeira dama Marly Valentin, o secretário de Agricultura Ninho, o representante da Endagro Serafim, e a representante do sindicato dos trabalhadores.
T.Dantas Comunicação