José Sobral e equipe SES/FHS visitam Hospital Santa Isabel
Assessoria de Comunicação
05/06/2015 -

O secretário de Estado da Saúde, José Sobral, realizou nesta quarta-feira, 03, uma visita ao Hospital e Maternidade Santa Isabel. Acompanhado pelo diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Hans Lobo, pela diretora Operacional da FHS, Márcia Guimarães, e pelo diretor Administrativo Financeiro da FHS, Evandro Ferreira, o gestor foi recepcionado pelo diretor presidente José Carlos Pinheiro, pela diretora Clínica Débora Leite, e equipe técnica da unidade filantrópica.

 

“Com muita satisfação recebemos o secretário José Sobral e toda sua equipe para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Santa Isabel, para fazer uma análise de todo o serviço prestado. A Saúde do SUS em Sergipe é muito boa e a união dos esforços fortalece a assistência aos nossos pacientes”, declarou o diretor presidente do Hospital Santa Isabel, José Carlos Pinheiro. 

 

José Sobral e a equipe técnica da SES/FHs percorreram todos os setores do Hospital Santa Isabel. Eles conheceram a urgência pediátrica, os consultórios médicos, a sala de estabilização, o internamento pediátrico. Foram também até a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta, foi inaugurada no dia 05 de maio deste ano e atua como retaguarda para cirurgias de grande porte.

 

José Sobral também conheceu as reforma da nova ala onde abrigará 12 novos leitos de Pré, Parto e Pós-parto (PPP), todos dentro dos moldes da Rede Cegonha.

 

“Será um espaço com leitos privativos, onde cada quarto terá um banheiro privativo, cama diferenciada, poltrona, ar condicionado e espaço para acompanhante. Já possuímos um espaço com 12 leitos e, agora com esses novos, totalizaremos 24 leitos de pré, parto e pós-parto”, comenta a diretora clínica Débora Leite. 

 

O secretário José Sobral visitou, ainda, os leitos de UTI Neonatal, a farmácia, o centro cirúrgico, sala de recuperação pós-anestésica, posto de coleta de leite materno e as salas de Nutrição Enteral e Parenteral (que possuem isolamento e toda refrigeração adequada para preparo e conservação desse tipo de alimento).

 

A Maternidade do Hospital Santa Isabel possui 28 leitos na Ala Branca, 24 leitos na Ala Verde, 24 leitos na Ala Verde.  A unidade também conta com 30 leitos de UTI Neonatal (sendo que destes, 10 leitos são contratualizados pela Fundação Hospitalar de Saúde), 10 leitos de UTI Materna, 7 leitos de UTI Pediátrica e 30 leitos de Uncinco.

 

“Realizamos em média de 1 mil partos por mês, o que representa 40% dos partos em Sergipe. São mais de 5 mil atendimentos gerais por mês, 400 cirurgias eletivas e 4 mil atendimentos na urgência pediátrica”, complementa Débora Leite.

 

Para o secretário José Sobral, a visita ao Hospital e Maternidade Santa Isabel fortaleceu o relacionamento para unir esforços com o foco nos avanços da assistência às gestantes sergipanas.

 

“Foi uma visita importante.  O Santa Isabel é um hospital responde por 40% dos partos de Sergipe e está em fase de ampliação do seu atendimento, o que contribui significativamente para o avanço da Rede Materna. É um sinal positivo que uma instituição como esta, que há vários anos presta um serviço importante para Sergipe. Tudo está funcionando a contento e a resolutividade mostra que o Santa Isabel está no caminho certo”, enaltece José Sobral.