O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca), junto com engenheiros e representantes do consórcio Laranjeiras Solar compareceram à Câmara de Vereadores na tarde desta quinta-feira, 7, e apresentaram aos vereadores e ao público, que lotou as galerias da casa legislativa, os detalhes da implantação de energia solar em prédios públicos e de Iluminação de Led em toda a cidade, bairros e povoados.
A previsão é que o novo sistema esteja em operação em um período de até um ano. Até lá, os representantes do consórcio estarão em campo para realizar todos os estudos técnicos necessários. “O investimento da Prefeitura é de cerca de R$ 20 milhões, distribuídos ao longo de 25 anos de execução deste projeto de uso de energia limpa e renovável. Este projeto inovador de eficiência energética vai trazer diversos benefícios para a população e para as gestões ao longo da execução”, afirmou o prefeito.
Juca também elencou os inúmeros benefícios de utilização de usinas fotovoltaicas para a geração de energia. “Entre os benefícios de utilização da energia solar, estão a preservação do meio ambiente, a boa aplicação dos recursos públicos, a redução de quase 70% dos custos com energia elétrica por um período de 25 anos, a climatização com ar Condicionado em todas as escolas municipais, a geração de emprego e renda com as contratações a serem realizadas pela prestadora de serviços, entre outros.
Ao final da apresentação do projeto, realizada pelo engenheiro eletricista, Giuliano Binada e do prefeito Juca, os vereadores parabenizaram a gestão por trazer algo grandioso e inovador para Laranjeiras. “Vimos aqui que este projeto vai trazer benefícios enormes, preservar o meio ambiente, com o uso de energia limpa e renovável, além de reduzir os custos das contas de energia elétrica. Portanto, só temos a agradecer a todos que se empenharam”, destacou o presidente da Câmara, Adriano Carvalho.
Fonte: TDantas Comunicação/ASCOM CML.