Desde a última quinta-feira, 24, o município de Itabaianinha faz parte do Agiliza Sergipe – sistema conectado à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). A partir de agora, a abertura de um empreendimento na cidade do Leste Sergipano será menos burocrática e mais ágil.
A Prefeitura de Itabaianinha firmou parceria com a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) após o presidente do órgão, George Trindade, visitar o município e explicar as funcionalidades do sistema na última sexta-feira, 18, para o prefeito da cidade, Robson Cardoso. As vantagens tanto para os empresários quanto para a administração municipal são diversas.
Por meio do Agiliza Sergipe, o empreendedor da cidade consultará a possibilidade de abrir a sua empresa em um local especificado antes de registrá-la na Jucese. Sem o sistema, o usuário registrava seu negócio em um determinado endereço na Junta Comercial e somente depois ia à Prefeitura fazer a consulta de viabilidade. Contudo, corria o risco de o empreendimento não ser autorizado a se instalar na localidade desejada, tendo que fazer alteração.
“Com certeza, trata-se de um sistema importantíssimo para o desenvolvimento da nossa economia. Futuramente, reduzirá consideravelmente a quantidade de idas e vindas entre os órgãos responsáveis pelo registro e licenciamento de empresas”, destaca o secretário Municipal de Indústria Comércio e Turismo, José Ronaldo Alves.
O secretário também ressaltou outros benefícios do Agiliza Sergipe. “Quando o sistema estiver em pleno vapor em Itabaianinha, nosso desejo é expedir o alvará provisório de funcionamento de empresas de baixo risco, através do Agiliza Sergipe”, informa José Ronaldo Alves.
“O Agiliza Sergipe é muito fácil de manusear. Quatro funcionários da Prefeitura ficarão responsáveis pelo monitoramento da consulta de viabilidade de endereço”, diz José Oliveira, chefe de Tributos de Itabaianinha. Na quinta-feira, o programador da Redesim em Sergipe, Elvis Martins, instalou o sistema e realizou um treinamento.
Com a entrada de Itabaianinha no Agiliza Sergipe, além da Receita Federal, outros nove municípios estão integrados ao sistema: Boquim, Canindé de São Francisco, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Itaporanga D'Ajuda, Lagarto e Barra dos Coqueiros.