Advogado, ex-diretor do Procon Estadual e prefeito reeleito em 2020, Luiz Roberto Azevedo Júnior, o “Júnior Macarrão”, concedeu entrevista ao Sergipe em Foco e fez um balanço dos seis anos à frente da Prefeitura de Santa Rosa de Lima. O gestor também destacou a importância da luta municipalista para promoção de ações que garantam mais qualidade de vida aos munícipes e falou sobre o desafio de ocupar o cargo de 1º secretário na nova Mesa Diretora da Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES) para o biênio 2023-2024.
Sergipe em Foco: São seis anos à frente da Prefeitura de Santa Rosa de Lima. Que ação desenvolvida até aqui foi mais celebrada pela população?
Júnior Macarrão - Nós transformamos Santa Rosa em diversas áreas, mas tenho orgulho de ter concretizado projetos que há décadas não saiam do papel, a exemplo do calçamento do povoado Rio Escuro. Uma obra bastante aguardada pela comunidade, prometida por prefeitos que me antecederam e, apenas, em nossa gestão deixou de ser um sonho para se tornar realidade. E a Prefeitura continua investindo para levar mais qualidade de vida à população. Atualmente, cerca de quatro povoados e a sede do Município estão recebendo serviços de infraestrutura, com calçamento em paralelepípedos, reformas de praças e iluminação LED.
SF: Santa Rosa inovou na área da Saúde, ao inaugurar um Centro de Especialidades, que completou um ano e seis meses. Quais benefícios essa iniciativa oferece para população?
JM - Proporcionar mais qualidade de vida para o povo santa-rosense sempre foi uma preocupação da nossa gestão. No Centro, ofertamos atendimento psicológico, fisioterapêutico, fonoaudiológico e psiquiátrico. Em apenas um ano e seis meses de funcionamento, foram registrados mais de 3 mil atendimentos. Ou seja, é um serviço bastante procurado pelas famílias do Município. E nós ficamos felizes com esse resultado, tanto que continuamos investindo no Centro e na Saúde, como um todo. Por exemplo, aumentamos a frota de veículos, contratamos novos profissionais médicos, entre eles cirurgião geral e ortopedista, para realização de pequenas cirurgias e atendimento clínico de Duplex Scan, PICs, entre outros serviços. Também contratamos fisioterapeuta, fonoaudiólogo e nutricionista. Empenho não falta para garantir a nossa gente o acesso à Saúde.
SF: Já falamos sobre infraestrutura e Saúde. Para fechar as principais áreas de maior atenção em uma gestão, não poderíamos deixar de falar sobre Educação. O que a gestão de Júnior Macarrão tem feito neste setor?
JM - Trabalhamos para que os nossos servidores se sintam valorizados e, consequentemente, os estudantes de Santa Rosa possam ter o melhor em matéria de ensino. Para isso, estamos mantendo em dia o salário dos profissionais da rede municipal e promovemos regularmente cursos de capacitação para toda equipe pedagógica. Já os alunos, recebem merenda com qualidade certificada por um nutricionista e são transportados em ônibus novos e confortáveis adquiridos pela Prefeitura, através de emendas parlamentares. Estamos atentos também à estrutura das instituições para efetuar reparos necessários a fim de garantir mais conforto e segurança para os servidores e estudantes do Município.
SF: Parte importante do trabalho de um gestor municipal é o diálogo com os representantes sergipanos no Congresso Nacional. E, recentemente, o senhor esteve em Brasília. Como foi a recepção por parte dos novos deputados federais?
JM - Começamos o mês de fevereiro cumprindo uma extensa agenda na capital federal em busca de recursos para Santa Rosa. E posso dizer que a recepção não poderia ter sido melhor. Estive visitando os gabinetes dos deputados federais Ícaro de Valmir, Rodrigo Valadares, Gustinho Ribeiro e Thiago de Joaldo, e das deputadas Katarina Feitoza e Yandra de André. Em Brasília, também me reuni com o secretário de relações da Presidência da República, André Ciliciano, o ministro Chefe da Secretaria - Geral da Presidência, Márcio Macedo, e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Retornei para Santa Rosa com a certeza de que construímos bons laços políticos que serão essenciais para o desenvolvimento do nosso Município.
SF: No início de fevereiro, o senhor tomou posse como 1º secretário da nova Mesa Diretora da Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES). Sente-se preparado para essa missão?
JM - Sem dúvidas é um grande desafio. Mas assumi com a certeza de que posso contribuir para defesa dos municípios sergipanos neste novo momento, de novos governantes e parlamentares, onde precisamos reafirmar a importância das pautas municipalistas. Então, é uma satisfação me somar à luta da FAMES e fortalecer o excelente trabalho que a entidade realiza em prol dos municípios.
Da redação do
Sergipe em Foco