Aconteceu nesta quarta-feira, 08, visita técnica da deputada Estadual Kitty Lima ( Cidadania) ao Centro de Zoonoses Claudeny Leite Gomes (Nenen), situado no município de Nossa Senhora do Socorro na região do Guajará. De acordo com a gestão atual sob o comando do prefeito Samuel Carvalho (Cidadania), o funcionamento do Centro de forma ampla, legal e humanizada é um dos principais compromissos com a população do município. Na oportunidade esteve presente o presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), Adriano Bandeira, que vem atuando junto à deputada nos casos de investigação e criminalização das condutas da regra da proibição da crueldade contra os animais.
Anteriormente à visita ao Centro, Kitty Lima esteve em reunião de alinhamento com a secretária de Saúde Adriana Menezes, onde estratégias foram traçadas para o funcionamento imediato do Centro disponibilizando assistência básica aos animais do município. Segundo a secretária, a presença da deputada neste momento de reconstrução do município, trazendo sua com sua experiência na causa animal dará agilidade ao processo. ‘Agradecemos a presença da deputada que traz em parceria com a gestão de saúde pública no município, e do Estado, considerações importantes para o funcionamento correto do Centro de Zoonoses”, explicou.
A deputada em sua visita técnica ao Centro, conversou com funcionários, médicos veterinários, verificou as instalações, os insumos de trabalho, alimentação para os animais ali assistidos, sala de vacinação, medicamentos já a disposição dos animais. ‘O Centro de Zoonoses tem uma estrutura maravilhosa. O que a gestão passada não fez, o prefeito Samuel, um grande amigo e um gestor comprometido de verdade com a causa irá fazer. Essa visita técnica foi justamente para verificar a viabilidade de atendimento imediato à população com consultas básicas aos pets e vacinação inicialmente, além da assistência aos animais em situação de vulnerabilidade’, evidenciou.
A deputada ainda relatou, que durante suas gestões como vereadora e deputada, não faltaram denúncias graves sobre a inoperância do Centro de Zoonoses de Socorro que ferem a proteção constitucional dispensada à fauna de acordo com a resolução 358/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente) ‘Estou dialogando diariamente com Samuel para Nossa do Socorro preencher todos os requisitos legais, para o pleno funcionamento do Centro com profissionais habilitados, atendimentos humanizados e construção de políticas para a garantia da vida dos animais com qualidade.
Kitty Lima está à frente da causa animal há mais de 20 anos sendo pioneira em Sergipe, foi vereadora por Aracaju 2017-2018, deputada estadual 2019-2023, superintendente Estadual da Proteção Animal em 2024, fundadora da ONG Anjos, e retorna ao cenário político pelo Cidadania onde ocupa a cadeira do prefeito Samuel Carvalho já que estava como primeira suplente do seu partido.
Projetos para 2025
Kitty Lima tem ações importantes a serem postas em prática, como o fortalecimento do Cadastro Nacional de Animais Domésticos em todo o estado. De acordo com a Lei 15.046/2024 sancionada há menos de um mês sendo um divisor de águas na defesa dos direitos dos animais. Outra meta é o Programa Nota da Gente em parceria com a Secretaria Estadual da Fazenda onde irá permitir que as entidades de proteção animal do Estado recebam repasse de recursos provenientes da Nota da Gente. Desta forma, ONGs devidamente regulamentadas poderão ter acesso a recursos financeiros, que auxiliarão na manutenção dos serviços prestados diariamente, aumentando assim a saúde e segurança dos animais. Ainda para 2025, haverá por meio de Projeto de Lei criação do Banco Sergipano de Ração, Medicamentos e utensílios veterinários, Programas Pet Saúde e Abrigo Digital.
Por Assessoria