Lagarto: mais de cem escolas ficarão sem aulas
Mais de mil professores paralisam as atividades (Foto: Arquivo Portal Infonet)
Mais de mil professores paralisam as atividades (Foto: Arquivo Portal Infonet)
Portal Infonet
21/07/2014 -
Os professores da rede municipal de ensino em Lagarto iniciam nesta segunda-feira, 21, uma paralisação de quatro dias. A categoria alega que está sem receber o salário de dezembro e o décimo terceiro salário do ano de 2012. O reajuste do piso 2014 também não teria sido pago pela Prefeitura do município. Cerca de 150 escolas ficarão sem aulas por quatro dias.
 
O coordenador da região centro-sul, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica (Sintese), Estefani Lindemberg, explica que a Prefeitura quebrou os acordos feitos com os professores. “Tivemos uma reunião com a administração da Prefeitura de Lagarto, onde ficou acordado sobre a forma de pagamentos dos passivos do ano de 2012, inclusive do décimo terceiro. Na ocasião, o município propôs em pagar a dívida em 15 vezes e nós e nós aceitamos, mas o município não cumpriu”, conta.
 
Ainda segundo o sindicalista, uma nova proposta foi apresentada pela prefeitura. “Pedimos uma nova reunião para o piso desse ano e disseram que pagariam em primeiro de julho, mas aí já mudaram a data para 1º de agosto. A categoria não concorda com essas mudanças e por isso paralisa as atividades a partir desta segunda-feira”, afirma.
 
Prefeitura
 
Segundo o secretário de comunicação, Alex Dias, os valores referentes ao ano de 2012 já está sendo pago e que a quarta parcela já foi paga. “O prefeito já parcelou a dívida em 14 vezes e a administração já pagou a 4ª parcela. Para o reajuste do magistério, a Prefeitura de Lagarto está sentindo dificuldade para pagar o piso salarial, por conta dos débitos anteriores”, diz.