O mês de julho foi marcado pela sanção da Lei nº 9.481/2024, de iniciativa do deputado estadual Kaká Santos (União), que cria a Semana de Incentivo à Participação Juvenil no Processo Eleitoral, a ser realizada, anualmente, na primeira semana de agosto. O objetivo, segundo o parlamentar, é estimular a presença dos jovens nos debates políticos para que a juventude não fique à margem das decisões que afetam diretamente seu futuro e o desenvolvimento do país.
A Lei insere a Semana de Incentivo à Participação Juvenil no Processo Eleitoral no Calendário Oficial do Estado e, além de buscar envolver a juventude sergipana na construção do futuro político de Sergipe e do Brasil, traz um artigo que trata da necessidade de conscientizar os pais e responsáveis dos jovens sobre o papel da família na formação do conhecimento político-eleitoral.
"Queremos proporcionar meios efetivos para que os jovens compreendam e exerçam plenamente seu direito ao voto e sua capacidade de influenciar positivamente o curso político do país. Para isso, precisamos enxergar os pais e responsáveis como aliados, como figuras que vão encorajar e respaldar seus filhos na sua jornada de conscientização política, fomentando um ambiente familiar que enalteça o engajamento cívico e a prática da cidadania", destaca Kaká Santos.
Na visão do deputado, a lei "contribuirá não apenas para a consolidação da democracia, mas também para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, na qual todas as vozes, incluindo as dos jovens, sejam ouvidas e valorizadas".
Da Assessoria