Para que os alunos dos terceiros anos do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino e os estudantes do Pré-Universitário da Seduc tenham a noção de tempo e conteúdo, testem os conhecimentos e conheçam a logística posta no dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seduc), realizou neste sábado, 26, a maior simulação do Enem do país.
Os portões foram abertos às 7h e às 8h mais de 18 mil alunos iniciaram as provas nas 189 escolas que ofertam o Ensino Médio e 49 polos do Pré-universitário. O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, acompanhou a aplicação das provas no Centro de Excelência Professor João Costa, em Aracaju, juntamente com a diretora da DEA, Gilvânia Guimarães; a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, profª Eliane Passos; das coordenadoras do Pré, Gicele Pádua, e do Ensino Médio, Isabella Santos e do diretor do centro, Rogério Luiz da Silva.
O secretário lembrou que o Pré-Universitário é o maior do país e algumas ações foram incorporadas ao projeto letivo de todas as escolas estaduais, a exemplo do Simula Enem. “Todo esse clima de prova está sendo experimentado neste dia na rede pública. É uma oportunidade de o aluno verificar qual disciplina está melhor, qual ele precisa de um reforço, mas mais que isso, adquirir a experiência necessária para no dia da prova do Enem. Quando ele for responder ao Enem, vai poder ficar mais tranquilo, sem nenhuma surpresa”, disse.
A prova composta por questões inéditas formulada pelos professores do Pré-Universitário trouxe toda a complexidade do Enem, com conteúdo de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, além da Redação. No próximo sábado, dia 2, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com previsão de encerramento às 13h.
De acordo com a diretora Eliana Passos, o simulado era uma ação isolada do Pré-Universitário, incorporado ao calendário letivo das escolas. “Todas as escolas do Ensino Médio têm este dia letivo como dia de simulado na perspectiva do Enem. É um trabalho consolidado do programa e que cumpre sua finalidade que é de atingir toda a rede na perspectiva de termos um número considerado de aprovação no Enem”, explicou.
Ela ainda acrescentou que o Simula Enem faz parte das atividades denominada de Maratona do Enem, através da qual os alunos e professores vão se permitir com o resultado medir o grau de conhecimento, saber até onde os alunos chegaram, o que já incorporaram, o que aprenderam, se estão tranquilos, se estão trabalhando o tempo necessário para responder às questões. “É um marco diagnóstico e a partir de agora os professores definirão as atividades com os estudantes”, afirmou.
Maratona Enem
Após a conclusão dos dois dias do Simula Enem, o cronograma de atividades continua com o Treinando com Pesos, nos dias 16 e 23 de setembro, a ser realizado no Instituto Federal de Sergipe (IFS). Serão revisados todos os conteúdos do segundo semestre por área de conhecimento, com foco na resolução de questões. Após esse ciclo, ocorrerá o Play Enem, no dia 7 de outubro, que estimula os estudantes por meio de atividades que tornam a revisão mais atrativa.
A programação continua com o Revisa Enem, que ocorre durante a semana das provas de cada área. De 25 a 31 de outubro, será realizada a revisão de Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Entre essas duas semanas de intensivo, haverá a revisão final no dia 1º de novembro. Já entre 6 e 10 de novembro, serão revisadas as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Fonte: SEDUC