Na manhã de terça-feira, 05, o deputado estadual Marcelo Sobral marcou presença no lançamento da "Expo Pesca & Aquicultura", o maior evento de negócios voltado para a cadeia produtiva da pesca e aquicultura nos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia (SEALBA). O lançamento ocorreu em um evento especial que reuniu autoridades, representantes do setor e membros da imprensa.
A Expo Pesca SEALBA é uma feira de grande relevância na região, com estimativa de reunir mais de 5 mil pessoas ao longo de seus quatro dias de duração. Entre os participantes esperados estão expositores, pescadores, servidores públicos, estudantes, marisqueiros, professores e o público em geral interessado no setor.
O deputado Marcelo Sobral destacou a importância da aquicultura em seu mandato e manifestou seu apoio ao evento. "A aquicultura é pauta de prioridade no meu mandato e estarei presente apoiando o evento, que ocorrerá entre os dias 13 e 16 de setembro Centro de Convenções AM Malls Sergipe", informou o deputado.
O evento busca promover o desenvolvimento e o fortalecimento da pesca e da aquicultura e contará com uma ampla programação e discussão de temas como potencial econômico e social da pesca artesanal, sanidade na aquicultura e legislação ambiental, além de exposições de produtos e serviços, palestras, workshops, demonstrações práticas e atividades de networking.
A inclusão do camarão na merenda escolar, propositura de autoria do parlamentar estadual, também será discutia em uma das palestras do evento. A medida já está em execução pelo Governo do Estado de Sergipe, e melhorou o valor nutritivo das refeições servidas aos estudantes.
Isenção do PIS/COFINS
Durante o lançamento da feira, Marcelo falou da isenção de impostos para aquisição da ração utilizada na criação de peixes e crustáceos. “A pesca e a aquicultura são temas que eu entendo e luto por eles. Estive na audiência pública para isenção do PIS/COFINS para a ração destinada à aquicultura e a boa notícia dada pelo Ministro da Pesca, André de Paula, é que ainda este ano a Lei de isenção tramitará na Câmara dos Deputados”, justifica.
Além disso, segundo o Marcelo, "a feira proporcionará um espaço para a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, contribuindo para o crescimento e a inovação do setor pesqueiro e aquícola nos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia. A feira certamente fortalece o setor, e as discussões têm como objetivo dar dignidade às comunidades pesqueiras e impulsionar o crescimento econômico", concluiu.
Fonte: Assessoria