Maria Mendonça destaca importância da Festa do Caminhoneiro em Itabaiana
Agência Alese
10/06/2014 -

Na tribuna da Assembleia Legislativa na sessão de hoje, dia 10, a deputada estadual Maria Mendonça (PP) falou do seu sentimento de gratidão a Deus por ter permitido que ela nascesse e vivesse no município de Itabaiana. Em seu pronunciamento, ela falou que o povo itabaianense é marcado pela determinação e espírito empreendedor. Segundo ela, a primeira quinzena do mês de junho é sempre para essa população um momento de alteração no estilo de vida, com a comemoração do santo padroeiro, Santo Antônio, junto com a Festa do Caminhoneiro, que movimenta e mobiliza pessoas e comércio.

 

A deputada disse que, em Itabaiana, a partir de 31 de maio segmentos sociais distintos começam os festejos ao santo, juntamente com a igreja Católica, que realiza o trezenário que aglutina milhares de pessoas na praça de eventos e no Espaço Jovem, onde é realizada a Feira do Caminhão, que dá destaque a Sergipe e traz para a população o dinamismo do seu comércio.

 

“É a consolidação econômica e financeira de um município e sua gente que se faz presente na construção da história dos sergipanos e do país”, destacou Maria Mendonça. Ainda de acordo com a deputada, neste período o Estado de Sergipe tem visibilidade nacional com foco na atividade de transporte de carga, cujo representantes são os caminhoneiros, “categoria profissional que, graças a sua expressividade, já faz por merecer uma lei de minha autoria e do senador Eduardo Amorim”, disse, referindo-se ao projeto de autoria dela que reconhece Itabaiana como a capital sergipana dos caminhoneiros e o do senador Amorim, que dá ao município o título de capital nacional dos caminhoneiros.

 

De acordo com a deputada, esses trabalhadores que atuam no risco das estradas, na solidão, na saudade e na esperança da chegada e reencontro familiares fazem do dia 12 de junho um dia diferente, quando em Itabaiana é comemorado o Dia do Caminhoneiro, quando a população é acordada com buzinaço e durante todo dia há uma programação especial, com o último evento do trezenário, festa de gratidão a Deus pelo trabalho e pela vida.

 

Maria Mendonça relatou ainda que no dia 13 de junho, ponto alto de todas as celebrações, o movimento na cidade se intensifica. “Filhos de Itabaiana e seus familiares chegam para participar da festa de Santo Antônio”, disse, falando da festa que inicia com alvorada festiva, missa e procissão, que refletem o amor e a fé daquela terra e sua gente.

 

Na tribuna, a deputada Maria Mendonça falou do seu orgulho e respeito por sua terra, mostrando a religiosidade e a fé do seu povo tão presente e que são a força motriz que impulsiona o progresso e desenvolvimento daquela terra. No seu pronunciamento, ela fez um convite a todos os colegas deputados, imprensa e servidores da Assembleia para participar dessa importante festa religiosa. Ela disse que para se ter uma ideia da importância da festa, na abertura da Feira do Caminhão, em 15 minutos de abertura um veículo foi vendido por R$ 450 mil.

 

A deputada Maria Mendonça passou a programação da festa, que na noite desta terça-feira inicia, a partir das 22 horas, com as bandas Xote Bom, Antônio O Clone, Léo Wander – banda local, que mostra a valorização a prata da casa –, além de Aviões do Forró e Jânio Linhares & Forrozão Pimenta Ralada. No dia 11, no decorrer do dia os estantes estão com visitação aberta ao público, jogos do caminhoneiro, grupos folclóricos e várias atividades. A partir das 22 horas tem shows com Cheiro Nordestino, cantor Leonardo, Coração Xonado e Wesley Safadão e banda Garota Safada.

 

No dia 12, tem Galã da Vaquejada, Zezé de Camargo e Luciano, Jailson Lima, Rojão Diferente e Alma Gêmea. “É uma programação excelente, para todos os gostos. Aproveito para convidar todos os colegas, imprensa e todos os servidores da Casa. Que possamos ir a Itabaiana nesses dias de feste do padroeiro e Dia dos Caminhoneiro para experimentar uma comunhão com Deus, conduzidos por Santo Antônio, e aproveitar a hospitalidade dos itabaianenses que tem no caminhoneiro o símbolo maior da identidade da nossa gente”, declarou Maria Mendonça.