Mayck Santa Rita fala da importância de olhar para as pessoas mais necessitadas
21/09/2020 - 08:12:05

Natural do município de Aquidabã, o técnico em enfermagem Mayck Santa Rita ficou conhecido na região graças a projetos sociais como o “Aquidabã Sangue Bom”, que leva serviços de Saúde, Educação e entretenimento infantil para os povoados de Aquidabã e região. Devido aos seus trabalhos voluntários, que beneficiaram milhares de pessoas desde 2015, o jovem aquidabãense decidiu entrar na vida política. Aos 26 anos, o jovem do povoado Santa Terezinha fala das suas pretensões políticas e da importância de olhar para as pessoas mais necessitadas do seu município. Acompanhe a entrevista exclusiva para o Sergipe em Foco.

 

Sergipe em Foco: Você é muito conhecido em Aquidabã pelos seus projetos sociais. Como surgiu o interesse de concorrer novamente a uma cadeira na Câmara Municipal?

Mayck Santa Rita: Para facilitar a realização dos meus projetos sociais e, com eles, despertar nos jovens e famílias da minha comunidade o senso de responsabilidade política. Isto é, mostrar que com seriedade política se pode fazer grandes transformações sociais e conquistar uma vaga no Poder Legislativo, mesmo sem poder aquisitivo.

 

SF: Você tem apenas 26 anos e em 2016 tentou uma cadeira na Câmara. O que a sua juventude tem a oferecer para melhorar o município, dessa vez como político?

MayckSR: Caso eu seja eleito, irei criar projetos e fazer indicações que venham beneficiar os jovens, tais como: a criação de áreas poliesportivas; parcerias com empresas que oferecem cursos profissionalizantes; o desenvolvimento de projetos que gerem empregos e renda para os jovens do nosso município, entre outros.

 

SF: Quais bandeiras você defende e defenderá?

Mayck SR: A bandeira das pessoas menos favorecidas, as quais tenho acompanhado e visto o quanto necessitam de uma atenção especial por parte dos nossos governantes.

 

SF: Você tem uma origem humilde e vem do Povoado Santa Terezinha, você acredita que a Educação tem o poder de transformação social?

Mayck SR: Sem dúvida, a Educação é a maior ferramenta de ascensão social. Somente através dela o homem é capaz de penetrar nas camadas sociais e transformar suas estruturas. Evandro dos Santos, um amigo e conterrâneo, fez uma reflexão que eu acredito muito: “Jesus, livro e leitura transformam vidas".

 

SF: Nos últimos anos, estamos vendo um aumento gradativo nos campis universitários no interior do nosso Estado. O senhor acredita que essa nova realidade pode fazer com que mais jovens e adultos do interior cursem o ensino superior, dando a oportunidade de estreitar laços com o mercado de trabalho?

Mayck SR: Acredito sim, pois entendo que a Educação é a ferramenta mais importante de transformação social. É claro que quem estiver mais preparado e habilitado no nível superior, sairá na frente para empreender em seu negócio ou prestar um concurso público. Isso transforma vidas e gera empregos nos municípios do interior.

 

SF: Através de projetos sociais, você leva serviço das áreas da Saúde, Educação e entretenimento infantil para os povoados de Aquidabã e cidades próximas. Áreas que têm carência desses serviços. Como você acredita que pode contribuir para o desenvolvimento, principalmente, dessas localidades?

Mayck SR: Posso continuar contribuindo com as famílias carentes através desses projetos, levando esses serviços de forma mais eficaz e mais frequente às localidades que mais precisam.Sendo eleito, acredito que conseguirei angariar recursos com o gestor e outros órgãos públicos para beneficiar essa população tão necessitada.

 

SF: Sempre vemos notícias sobre os prejuízos à saúde e à vida das pessoas que não têm acesso a uma infraestrutura adequada, como saneamento básico e água encanada. Como o senhor pretende cobrar ações do Executivo sobre essas pautas?

Mayck SR: Alguns dos problemas mais urgentes no nosso município é o saneamento básico e a falta d’água, que é recorrente aqui em Aquidabã. Sendo eleito, irei trabalhar ouvindo os anseios da nossa população para a partir daí, elaborar projetos e fazem indicações ao Executivo e aos órgãos responsáveis para que nossa população tenha acesso a esses serviços que são básicos e necessários para uma melhoria da qualidade de vida.

 

 

Por Julia Freitas - Colaboradora