Moradores de Glória aguardam pela água para construir suas casas
20/10/2017 -

O deputado Moritos Matos recebeu uma solicitação dos moradores da cidade de Nossa Senhora da Glória. Eles pedem que a Companhia de Saneamento Básico – Deso – leve água potável até as ruas: Boca da Mata, Oeste e José Francisco de Assis. Já existem algumas casas no local, mas muitos proprietários ainda não construíram suas residências por falta de água. Ao todo são 77 lotes. Para atender ao pedido dos moradores o parlamentar esteve esta semana no município e foi recebido pelo comerciante Uill Anderson Santana, o autônomo Wendell Santana e por dois funcionários da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso – o coordenador de Glória, Adílson Correia e o engenheiro civil da Deso, Alisson de Mendonça “Recebi o convite de alguns moradores e fui até a cidade de Glória no dia 17 de outubro. Eu e minha equipe fomos bem recebidos pelo pessoal da Deso, que nos acompanhou durante a visita a essas três ruas. O funcionário da Companhia fez toda a metragem e em 30 dias concluirá o projeto”, enfatiza Moritos Matos.

 

Segundo o engenheiro civil da Deso, Alisson de Mendonça, o projeto requer os seguintes passos: visita de campo, verificação da pressão existente nas ruas próximas, cálculo das variáveis hidráulicas, vazão e pressão. “Temos que analisar a topografia do local, a pressão que será necessária e se a pressão ofertada nas ruas próximas é suficiente para abastecer as três ruas solicitadas. Se não for suficiente vamos encontrar ruas mais distantes, mas que possuam a pressão necessária”, explica o engenheiro.

De acordo com deputado Matos, depois que esse projeto for concluído ele será entregue a gerência da Deso. “Com o projeto em mãos a diretoria vai orçar o valor desta obra. E nesse momento vamos brigar junto a presidência e a coordenadoria da Deso para que eles possam fazer a ampliação da rede. E assim atender as famílias que moram lá e que muitas vezes tiveram que carregar água em latas e potes”, revela o parlamentar.

 

Segundo o morador Uill Anderson Santana, atualmente 15 famílias moram no local sem usufruir de água encanada nas casas para atender a um direito básico da população. “Assim que a água chegar os outros proprietários vão começar a construir suas casas. Nós moradores fizemos uma abaixo-assinado solicitando que a Deso faça esse serviço e pedimos o apoio do deputado estadual Moritos Matos que prontamente nos atendeu”, ressalta Uill.

 

O coordenador da Deso, Adílson Correia, enfatiza que a Deso visa o lado social. “A Deso não visa somente o lucro, o lado social é extremamente importante. Afinal, a água é um bem e a população necessita dela. A Companhia tem suas dificuldades, mas a privatização da Deso não é a solução. Trabalhamos para levar água para todos”, afirma Adilson.