Os moradores do município de São Cristovão não estão nada satisfeitos com o índice de reajuste aplicado pela prefeitura ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Na próxima semana, o Conselho das Associações de Moradores do Grande Rosa Elze e entidades afins vão protocolar um abaixo-assinado pedindo a revisão dos valores do imposto.
De acordo com o presidente do Conselho das Associações de Moradores da Grande Aracaju, José Crispim Filho, há casos que os valores praticamente quadriplicaram, se comparado com os valores cobrados no ano passado. “Tinha gente que pagava 40 ou 50 reais e agora vão pagar 200 reais, é um aumento abusivo”, considerou. “Tem gente que vai pagar um mil reais”, esclarece a liderança comunitária.
Mas a prefeita Rivanda Farias Batalha (PSB) não vê abuso na nova tabela criada pela prefeitura de São Cristovão que estabelece os novos valores do IPTU. “Há uma grande desinformação. O problema é que o imposto está há vários anos sem alteração”, observou a prefeita.
O secretário da Fazenda do município, Sandro Zuzarte, explicou que a mudança é decorrente da criação de uma lei específica que nunca existiu no município. Segundo o secretário, a nova lei cria, no âmbito do município, um cálculo com base no valor real do imóvel. Ele explica que, com a lei, o município reduziu em 20% a planta de valor do padrão construtivo definido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estabelece como parâmetro para avaliação do imóvel o valor de R$ 848 por metro quadrado. “Antes os cálculos eram especulativos”, justifica o secretário.
Ele revela que anteriormente o imposto equivalia entre 1% a 3% do valor do imóvel e com a nova lei, o índice caiu, ficando entre 0,5% a 2,5%. Segundo o secretário, o município também oferece isenção do imposto para o contribuinte com renda de até dois salários mínimos. O secretário adverte que os contribuintes que se sentirem prejudicados podem entrar em contato com a Secretaria da Fazenda do município.
Moradores reclamam do IPTU de São Cristovão
13/06/2014 -
Outras Notícias