MP Itinerante – Ônibus da Cidadania visita povoado em Simão Dias
Foto: Mirailton Oliveira
Foto: Mirailton Oliveira
MP/SE
13/06/2014 -

O “Projeto MP Itinerante” levou o “Ônibus da Cidadania”, mais uma vez, à cidade de Simão Dias, localizada a 100 Km de Aracaju. Triunfo é o terceiro povoado do Município a receber a equipe do Ministério Público. A população compareceu maciçamente para exercer a cidadania e contemplar um pouco da cultura local. 

 

Assim como nas outras duas vezes, o Ministério Público, por intermédio do Promotor de Justiça Dr. Ricardo Sobral Sousa, firmou uma parceria com a Administração Pública Municipal e com alguns órgãos e entidades estaduais. O resultado foi visto em plena praça central do povoado. Além apresentar demandas relativas a todas as áreas de atuação do MP (educação, saúde, terceiro setor, idoso, pessoa com deficiência, meio ambiente, segurança pública, controle externo da atividade policial, infância e adolescência, direitos da mulher, consumidor, relevância pública, patrimônio público e demais competências cíveis e criminais), as pessoas tiveram acesso a diversos serviços, tais quais: Conselho Tutelar, Câmara Municipal, EMDAGRO, Ônibus do Desarmamento, Farmácia Básica, Programa de Saúde da Família, assistentes sociais, cabeleireiros, fisioterapeutas, educadores físicos, médicos, odontólogos, psicólogos, entre outros. 

 

“Convidei o Prefeito e o Presidente da Câmara para uma reunião e ficou decidido que, junto com o 'MP Itinerante', seriam executadas outras ações, a fim de dar mais resolutividade às demandas dos cidadãos”, disse Dr. Ricardo Sobral. “No primeiro momento, as pessoas são atendidas pela equipe do Ministério Público e, a depender das necessidades, são encaminhadas para os diversos setores que estão presentes. Por exemplo: se alguém precisa de atendimento médico, é encaminhado à Secretaria de Saúde; se há denúncia de maus-tratos à criança, temos aqui o Conselho Tutelar. Enfim, todos os segmentos possíveis de nós levarmos aos povoados nós temos levado. Graças a Deus, essa já é a terceira vez”, explicou o Promotor de Justiça. 

 

Além de todo o trabalho técnico desenvolvido, houve espaço ainda para o entretenimento. Diversos grupos culturais da região tiveram a oportunidade de mostrar muito talento. Tudo começou com a banda marcial do projeto “Reconstruindo o Espaço da Criança e do Adolescente” (RECA), que chegou em desfile pelas ruas de Triunfo, e executou tanto o Hino Nacional como outras canções. O RECA é fruto de uma parceria entre o Ministério Público – através da Promotoria de Justiça de Simão Dias –, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Município. Alunos do projeto também apresentaram outros números, como balé e conjunto musical. Bandas de pífano, capoeiristas e grupos folclóricos também marcaram presença.

 

“Mais uma etapa cumprida com muito sucesso. Foi fantástico! O colega Ricardo Sobral integrou a comunidade por completo e trouxe os projetos que são capitaneados pela Promotoria de Simão Dias, como é o caso do RECA, que promove a inclusão de crianças e adolescentes pela arte”, disse o Promotor de Justiça Dr. Eduardo Barreto D'Ávila Fontes, Coordenador do Projeto MP Itinerante. 

 

Já o Prefeito de Simão Dias, Marival Santana, parabenizou o Ministério Público pela iniciativa, acrescentando que o Município estará sempre à disposição a fim de estabelecer parcerias com o MP. “É preciso dar apoio integral a esta ação, que só vem trazer benefícios à população simãodiense”, frisou. 

 

Estiveram presentes a Procuradora de Justiça Dra. Maria Creuza Brito de Figueiredo e os Promotores de Justiça Dr. Nilzir Soares, Dr. Newton Silveira, Dra. Berenice Andrade, Dra. Gicele Mara Cavalcante e Dra. Maria Helena Sanches. Também marcaram presença o vice-prefeito, Aloísio Viana; a primeira dama, Andréa Gama; os vereadores José Caetano (Presidente da Câmara Municipal), João Déda, Iraildes, Rogério Almeida, Fábio Rabelo e Rosa Cecília; os Secretários Municipais Ângela Santana (Administração) e Emília Andréa (Assistência Social); o deputado federal Valadares Filho e outras autoridades.