O Instituto Banese, por meio do Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, participará da 17ª Primavera dos Museus. A programação, em consonância com o tema proposto este ano pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), ‘Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas’, acontecerá de 19 a 22 de setembro. Com o objetivo de ressaltar a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia, a programação incluirá debate temático, apresentação de trabalhos acadêmicos, contação de história, exposição de curta duração, mediação diferenciada e intervenção estética.
Na próxima terça-feira, 19, a partir das 16 horas, a programação terá início com o Encontro temático ‘LGBT+, indígenas e quilombolas: democratizando o discurso e ocupando espaços’. As atividades deste primeiro dia serão destinadas a pessoas com mais de 16 anos e, para participar, será necessário efetuar inscrição por meio do site do Museu da Gente Sergipana (www.museudagentesergipana.com.br), na plataforma de agendamento.
O encontro contará com apresentação da Performance ‘Sobre Viva’, com a graduanda do Curso de Licenciatura em Dança/UFS e Estagiária do Museu da Gente Sergipana, Larissa Silva, e com palestra tema da 17ª Primavera dos Museus. Haverá ainda apresentação de trabalhos acadêmicos e debate mediado com o Prof. Dr. José Fernando Aguiar, que tratará sobre as possibilidades de os museus utilizarem seus espaços a fim de contribuírem com o reconhecimento, a valorização e o protagonismo das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na produção das suas próprias memórias.
O primeiro dia de programação convidará o público presente a participar da intervenção ‘Levantando bandeiras’, que será facilitada pelo Msc. Rafael dos Santos Machado, representante da CasAmor. Além disso, será aberta a Exposição de curta duração “PRENDAda e desTRAVAda”, da artista Alice Pagan, com a parceria da CasAmor. A exposição tem classificação indicativa de 16 anos.
A Primavera dos Museus continuará no Museu da Gente Sergipana nos dias 20, 21 e 22 (quarta, quinta e sexta) com as visitas diferenciadas que darão destaque para o tema. Sempre às 10h e às 14h, para o público em geral. Ainda no dia 22 haverá contação de histórias para o público em geral, com a contadora de histórias Jolúzia Viana.
Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do Museu da Gente Sergipana (@museudagentesergipana_oficial) e do Instituto Banese (@institutobanese) ou pelo telefone (79) 3218-1551.
Fonte: Instituto Banese