Mutirão do Glaucoma atendeu mais de 240 usuários em Neópolis
T.Dantas Comunicação e Marketing
21/11/2014 -

A Prefeitura de Neópolis, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto de olhos de Sergipe (Iose),  promoveu nesta sexta-feira,  21 de novembro,  mega mutirão do Glaucoma, uma lesão presente no nervo óptico, provocada pelo aumento da pressão intraocular e uma das principais causas de cegueira no mundo. O evento ocorreu na Quadra Municipal José Barbosa de Lima, com atendimento médico e entrega de medicamentos.

 

 Com um total de 248 glaucomatosos nesta edição, a Secretária Municipal de Sáude, Dra. Conceição Vasconcelos, demonstrou a importância de realizar o mutirão com frequência, pois Neópolis possui uma quantidade significativa de portadores da doença, que surge de forma silenciosa e não tem cura. “Esse serviço de prevenção é indispensável para a sociedade neopolitana, pois, na maioria das vezes, a doença é detectada em um nível muito avançado, quase no estágio da cegueira”, explicou a secretária.

 

De acordo com pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), cerca de 80% dos pacientes brasileiros com glaucoma já chegam ao consultório com sintomas, ou seja, na fase mais avançada da doença.  Há vários tipos de glaucoma, sendo o crônico simples - ou glaucoma de ângulo aberto- representante da maior quantidade dos casos e incide nas pessoas acima de 40 anos, podendo ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular.

 

Assim como o mutirão do Glaucoma, a Secretaria de Saúde de Neópolis promoveu os mutirões do Outubro Rosa e Novembro Azul, focados na prevenção do câncer de mama e de próstata, respectivamente. Percebe-se que o setor de saúde no município está engajado com as campanhas nacionais de prevenção. Com o Mutirão do Glaucoma acontecendo continuadamente - uma vez a cada dois meses - vê-se uma necessidade local de tratamento, compatível com as demandas do município.