A Prefeitura de Neópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Instituto de olhos de Sergipe (Iose), promoveu nesta terça-feira, (15), mais um mutirão do Glaucoma, uma lesão presente no nervo óptico, provocada pelo aumento da pressão intraocular e uma das principais causas de cegueira no mundo. O evento ocorreu na Quadra de esportes José Barbosa de Lemos, com atendimento médico e entrega de medicamentos aos pacientes detectados com a doença.
O Secretário Municipal de Sáude, Alysson Tojal demonstrou a importância da realização do mutirão, já que Neópolis possui uma quantidade significativa de pessoas com a doença, que aparece de forma silenciosa e não tem cura. “Esse serviço de prevenção é indispensável para a sociedade neopolitana, pois, na maioria das vezes, a doença é detectada em um nível muito avançado, quase no estágio da cegueira. Portanto, cada paciente realiza os exames e caso seja detectado o glaucoma, já sai com os medicamentos devidos para o tratamento”, explicou o secretário.
De acordo com pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), cerca de 80% dos pacientes brasileiros com glaucoma já chegam ao consultório com sintomas, ou seja, na fase mais avançada da doença. Os casos geralmente começam a aparecer a partir dos 40 anos de idade, ou podem derivar de casos genéticos.
Foi justamente por causa das dificuldades da obtenção do exame para os moradores, tanto pelo custo quanto pela detecção da doença, que a Secretaria de Saúde do município organizou esse mutirão, trazendo pessoas da cidade e povoados de Neópolis. Cerca de 300 atendimentos foram realizados e os pacientes identificados com a doença receberam medicamentos gratuitos, para o prazo de três meses, voltando a ter nova consulta ao fim desse período.