A Prefeitura de Neópolis, através das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, realizou na quinta-feira (16) a primeira edição da Prefeitura Itinerante. A ação tem a proposta de levar as equipes das secretarias aos povoados, fazendo uma espécie de atendimento a domicílio, para que os moradores das comunidades possam usufruir dos serviços sem sair de casa. O primeiro destino foi o Povoado Mussuípe, com lotação na Escola Municipal Vereador Francisco Dudu da Silva.
Alguns municípios já vem realizando o serviço itinerante e a Prefeitura de Neópolis resolveu agregar à sua gestão também. A secretária de Educação, Nubia Loz, explicou que "esse trabalho será feito em todos os povoados. É importante que a sociedade tenha acesso a essas atividades". Para a Educação, o evento teve o intuito de levar apresentações culturais das crianças e jovens, a fim de mostrar aos pais o que está sendo desenvolvido com os filhos. Em Mussuípe, houve apresentações de dança, como o Reisado, Axé e Street Dance; e a exposição de quadros pintados pelas crianças.
Outra secretaria que dispôs seu espaço com foco nos pequenos foi a Assistência Social. A psicóloga e técnica de referência do Cras, Lorena Barbosa, mostrou que essa edição ofereceu oficinas com artesanato e reciclagem. "Nosso principal objetivo é trabalhar a interação, desenvolvendo a criação de laços entre as crianças", afirmou. Lucicleide Santos, 40 anos, levou seu filho para desfrutar da manhã com outras crianças. "Hoje estou aqui em função dele. Vim principalmente porque soube que havia um espaço só reservado para ele", contou. Também foi oferecido atendimento individual para algumas crianças, a partir da solicitação dos pais.
A Secretaria de Saúde ofereceu diversos serviços: exame de sangue, exame de lâmina, teste rápido do HIV, exames clínicos, entrega de medicamentos e aplicação de vacinas para bebê e HPV. O trabalho de conscientização foi outro objetivo, ofereceram-se palestras focadas no combate à automedicação e sobre a gestação precoce. Conceição Vasconcelos, secretária de Saúde, explanou sua visão sobre o projeto, que é uma espécie de mutirão. "O deslocamento dificulta a ida do pessoal do povoado aos eventos na cidade. Então o prefeito resolveu facilitar, trazendo comodidade para o povo. Essa relação íntima é muito importante. Além disso, uma coisa puxa a outra. A pessoa vem com um objetivo e acaba participando de mais atividades", esclareceu.
Havia também uma sala disponível para o agendamento da retirada de Carteira de Trabalho, RG, Reservista e Seguro desemprego. O prefeito de Neópolis, Amintas Diniz, encerrou o evento parabenizando toda a equipe pela organização e execução dessa primeira edição. "Nas próximas vezes iremos aprimorar ainda mais o atendimento", finalizou o gestor. A ideia é que o evento ocorra às quintas-feiras, duas ou três vezes por mês.
POSSE DE SECRETÁRIOS
Aproveitando o evento da Prefeitura Itinerante, o prefeito Amintas Diniz resolveu anunciar e empossar dois secretários. Marcelo Bezerra, que antes assumia a Secretaria de Obras e a de Agricultura, fica a partir de agora responsável apenas pela de Obras; e Manoel Antunes assume a pasta da Agricultura. A decisão foi feita em prol da agilidade no desenvolvimento das atividades, além disso o trabalho de duas secretarias estava sobrecarregando o secretário Marcelo. O próximo passo será agregar à Educação um secretário adjunto do esporte, outro setor em crescimento no município, que precisa de um trabalho especializado. A posse deve ocorrer na próxima semana.
Neópolis realiza primeira edição da Prefeitura Itinerante no Mussuípe
17/04/2015 -
Outras Notícias