Na tarde da última quinta-feira (26), o município de Neópolis recepcionou o I Seminário Interestadual dos Tribunais de Alagoas e Sergipe, evento que visa aprimorar os conhecimentos sobre a administração pública, através de palestras ministradas por especialistas. O evento ocorreu no Colégio Agnalto Pacheco e teve a presença de conselheiros, gestores municipais, servidores dos tribunais e municipais, além da população em geral.
Satisfeito em sediar o evento no município ao qual administra, o prefeito de Neópolis, Amintas Diniz, comentou a importância em fazer parte da concretização desse projeto. “É um orgulho. Agradeço aos conselhos por escolherem Neópolis para esse primeiro encontro, principalmente por trazer capacitação à região do Baixo São Francisco”, disse o prefeito. Além de Neópolis, mais 24 representantes municipais participaram do Seminário: Pacatuba; Amparo do São Francisco; Ilha das Flores; Santana do São Francisco; Brejo Grande; São Francisco; Malhada dos Bois; Aquidabã; Graccho Cardoso; Nossa Senhora de Lourdes; Canhoba; Capela; Cumbe; Feira Nova; Nossa Senhora das Dores; Japaratuba; Gararu; Pirambu; Japoatã; Própria; Telha; Muribeca; Itabi; Cedro de São João.
Dentre as palestras ministradas, foram debatidos os temas “Educação Municipal de Qualidade”, pelo Professor Dr. José Fernando de Lima, ex- presidente do Conselho Nacional de Educação; “Aspectos práticos da Lei 8666/93”, com Vagner Cavalcanti Filho, especialista em Direito Civil e Empresarial; e “Desmistificação da Lei de Responsabilidade Fiscal”, por Basile Christopoulos, doutor em Direito pela USP.
O conselheiro do TCE/AL, Anselmo Brito, ressaltou não só o pioneirismo, mas também sobre a desmistificação do trabalho dos tribunais de conta. “O tribunal trabalha em prol da cidadania. Não funciona apenas como um órgão imponente, pois está aberto às exigências do interesse público”, afirmou. Para futuro, o conselheiro alagoano espera que os 33 Tribunais de Contas brasileiros façam a integração que o Seminário Interestadual aplicou neste evento.
Responsável pelo encerramento do evento, o conselheiro e presidente do TCE/SE, Carlos Pinna, expressou como é essencial promover o debate com diferentes técnicos especializados, que também aprendem com experiências de outros municípios. “Tenho certeza que esse evento continuará crescendo e despertando interesse como aconteceu hoje. Nós estamos inaugurando uma nova fase de ação, de apoio e de consulta aos municípios. O Tribunal de Alagoas foi muito sensível ao convite e fez questão do primeiro evento ser em Neópolis”, finalizou o conselheiro.
Auditório cheio e diversas trocas de ideias confirmaram o sucesso do Seminário. O que não faltou foi vontade de integrar municípios e construir um novo caminho para elaboração de ações eficazes. Na sexta (27), o Seminário aconteceu no município de Penedo/AL, fronteira com o município de Neópolis.
Neópolis sedia I Seminário Interestadual dos Tribunais de Contas de Alagoas e Sergipe
02/03/2015 -
Outras Notícias