A Câmara Municipal de Pacatuba (CMP), por meio da Procuradoria da Mulher, realizou durante a manhã de hoje, 20 de março, o Workshop direcionado para as mulheres pacatubenses. Aproveitando que março é o mês voltado para a luta e conquistas do público feminino, a CMP trouxe três palestrantes de diferentes áreas para inspirar e ensinar as mulheres a serem protagonistas de suas próprias vidas.
O evento contou com a palestra da diretora da Ecos Treinamentos, Islania Moura, que abordou na importância do autocuidado das mulheres e destacou outro ponto importante que é o cuidado com a beleza para ter autoestima suficiente para o bem-estar da saúde mental. A outra palestrante, também diretora da Ecos Treinamentos, Cristina Moura, tratou do empreendedorismo feminino para que as mulheres sejam cada vez mais independentes.
Tâmara Railane, moradora do município, destacou os pontos que mais chamaram a sua atenção durante o Workshop. “Me chamou muito a atenção quando a palestrante falou sobre o autocuidado que a gente deve ter com a nossa saúde mental. Quando ela pontuou sobre como a gente melhora a nossa saúde me chamou atenção. Fiquei muito feliz porque já estou seguindo o passo a passo mostrado por ela. Outro ponto importante da palestra, foi quando a palestrante falou que é importante a gente olhar para os lados e que ser empreendedora não é só pensar em crescimento pessoal, mas também ajudar outras mulheres que talvez não tenham essa perspectiva de vida”, concluiu.
A vereadora e procuradora adjunta da Procuradoria da Mulher, Aleide Diana, fez o uso da palavra na tribuna para enfatizar o seu posicionamento como mulher. “Estou aqui hoje como mulher para buscar conhecimento, pois iremos sair daqui hoje com olhares para o nosso futuro. Olha só! Após as falas das palestrantes eu digo que não sou empreendedora, mas agora me deu vontade de empreender”, disse a vereadora, que ainda destacou o empoderamento feminino como o seu foco diário na sociedade.
A Procuradoria da Mulher tem uma parceria com a gestão municipal, para incluir as mulheres pacatubenses em programas de proteção. A parceria foi apresentada na tribuna pela secretária adjunta da Saúde, Iara Martins. “Aqui foram dadas várias dicas para vocês, mulheres, serem boas no que vocês fazem. Quero informar a todas aqui presentes que o CREAS do município trabalha em parceria com a Procuradoria. Esse ano, foi lançado o programa ´Cmais Mulher´, onde ele apoia mulher que é vítima de violência doméstica”, esclareceu.
Por fim, o Workshop contou com a palestra da Executiva em Gestão Comercial, Cristiane Oliveira, que deu dicas importantes de como se inserir no mercado de trabalho, e ensinou como elaborar um bom currículo, com o perfil que o mercado necessita. “Tivemos aqui hoje uma grande oportunidade de nos unirmos em prol de uma sociedade mais justa com nós mulheres. Devemos nos especializar e adquirir conhecimento para sermos protagonistas das nossas vidas. Agradeço a cada mulher que se fez presente neste Workshop”, agradeceu a presidente da CMU, Leilane Quitério.
Fonte: Ascom/CMP