Nos dias 17 e 18 de novembro, a Prefeitura de Neópolis promove o Mutirão do Novembro Azul, evento que reúne os homens em prol da luta contra o câncer de próstata. Para os dois dias de evento, a Secretaria Municipal de Saúde preparou-se para receber cerca de 800 homens no Sesp.
O Secretário de Saúde, Alysson Tojal, planejou o mutirão com estratégias que chamassem a população masculina para fazer o exame de próstata - Prova do Antígeno Prostático (PSA) -, pois, apesar da proposta ser bem disseminada hoje em dia, muitos homens ainda possuem preconceito para realizar o exame de toque. Dessa forma, foram oferecidos diversos serviços além do PSA, a fim de convidar o maior número de homens para o mutirão: consulta odontológica, cardiologista, eletrocardiograma, vacinação, teste rápido de HIV e Sífilis, exame de sangue e verificação da pressão arterial.
A estreia do evento foi surpreendente, com várias senhas distribuídas em todos os tipos de serviço. Segundo a assessora de saúde de Neópolis, Zuleica Mota, esse ano o saldo foi mais positivo. "Em comparação ao mutirão realizado em 2014, recebemos uma quantidade superior de homens. Acredito que o processo de conscientização tem se intensificado em Neópolis", afirmou Zuleica.
As palestras educativas do evento explicam ao público masculino como cuidar da saúde do pênis e como detectar os sintomas do câncer de próstata, propondo exercícios e cuidados especiais com o órgão. Além disso, outras dicas ao dadas para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não causa sintomas, em estágio avançado pode causar: micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, impotência, vontade de urinar frequentemente à noite, sangue no líquido seminal, dor ou ardor durante a micção, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés, perda do controle da bexiga ou intestino devido à pressão do tumor sobre a medula espinhal. Se a doença dissemina, o homem pode apresentar sintomas como dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos.
O senhor Bernivaldo da Conceição, 55 anos, comentou que já sentiu o sintoma de ardência no pênis há um ano. “Ano passado eu estava presente no Mutirão do homem e já apresentava uma ardência no pênis. O resultado comprovou que não era câncer. Mas este ano senti novamente os sintomas, portanto estou aqui novamente para verificar se está tudo bem”, disse Bernivaldo.
Já Rosevaldo da Silva, 56 anos, fez a sua primeira participação no Mutirão do homem. “Eu nunca senti nada, mas com a idade sei que tenho que verificar. Esse evento é muito bom, espero que aconteça mais vezes”, afirmou o neopolitano.
O Novembro Azul alerta para a conscientização do câncer, como uma forma de deixar mais evidente durante todo o mês como é importante realizar o exame. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde está disponível o ano todo para receber homens que sentem qualquer indício da doença, orientando e medicando-os.