Na sessão desta quinta-feira, 30, da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o deputado estadual Sérgio Reis (PSD) fez seu pronunciamento na tribuna do plenário e citou, dentre os projetos enviados pelo Poder Executivo Estadual, um planejamento que denominou de Quadrilátero do Desenvolvimento. Mas o que seria esse plano? Segundo o parlamentar, se trata de desenvolvimento econômico alinhado à infraestrutura.
Ele explicou que a ideia é realizar obras de infraestrutura rodoviária, como a duplicação das rodovias entre Lagarto e a BR-101 e Lagarto e o município de Itabaiana. E possivelmente de Itabaiana até a capital. Isso significa dizer que possibilitará quatro importantes trechos duplicados: SE-270, SE-170, BR-235 e a já duplicada BR-101 no trecho sul.
“Depois da reunião que existiu entre o ministro dos Transportes, Renan Filho, e Governo do Estado, onde ele passou a ideia do que foi feito lá em Alagoas, o governador Fábio Mitidieri já mandou fazer os estudos técnicos necessários para que esse Quadrilátero do Desenvolvimento seja efetivado o mais rápido possível”, revelou.
De acordo com Sérgio, espera-se que até o final deste ano a licitação para que o Governo de Sergipe execute as obras nos dois trechos estaduais esteja pronta.
Como parte do plano de desenvolvimento também está a implantação do Distrito Industrial no município de Lagarto, que funcionará como zona especial de tributos para atração de empresas e indústrias.
Para isso, o parlamentar confirmou que o deputado federal Fábio Reis (PSD) garantiu a destinação de recursos para que uma área seja desapropriada pelo Governo do Estado e seja instalado o distrito.
O próprio deputado Sérgio Reis já apresentou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 60/2023, que torna Lagarto como Zona Especial, uma “área com incentivos fiscais especiais, estabelecida com a finalidade de criar no interior estado um centro industrial e comercial dotado de condições econômicas que permitam seu desenvolvimento, em face dos fatores locais e da grande concorrência, a que se encontram, dos centros consumidores das demais regiões do país”.
Da Assessoria de Imprensa