A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) informa à comunidade escolar de Sergipe que a sexta fase da 16ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) acontecerá no período de 17 a 22 de junho. Essa é uma olimpíada de conhecimento elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), cuja quinta fase encerra-se no próximo sábado, 15, com uma média de 2,5 mil equipes inscritas em todo o Brasil. Em Sergipe, 73 equipes participam da competição, totalizando 292 inscritos.
Uma novidade para 2024 é que serão oferecidas bolsas de Iniciação Científica Júnior para estudantes de escolas públicas, e de acordo com os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A bolsa terá duração de até 12 meses e um valor de R$ 300,00. Outra mudança é a separação das equipes por níveis, ou seja, as equipes formadas por alunos do ensino fundamental e as equipes compostas por alunos do ensino fundamental.
As provas apresentam questões de múltipla escolha, e os conteúdos contemplam temas de história do Brasil, geografia, literatura, arqueologia, urbanismo e atualidades. Esse formato de prova oferece aos professores e aos alunos a oportunidade de discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula. A participação na olimpíada é formada por equipes compostas por um professor de história e três alunos do ensino fundamental ou do ensino médio.
O Embaixador da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) em Sergipe, Jorge Monteiro, enfatiza a importância desse tipo de experiência para os alunos. “Essa olimpíada é muito importante para a formação dos alunos, para que eles tenham um entendimento maior sobre o papel do historiador”, ressaltou.
A professora de História e embaixadora da (ONHB) Sergipe, Adinagruber da Conceição Lima, instiga a participação de seus alunos em eventos científicos dessa natureza. “A participação na Olimpíada é muito importante para os alunos porque ela estimula o protagonismo dos estudantes, abordando temas importantes e incentivando a visão crítica dos alunos”, disse.
Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, como o Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral, o Colégio Estadual Governador Djenal Tavares de Queiroz, o Colégio Estadual John Kennedy e o Centro Estadual de Educação Profissional Governador Seixas Dória estão participando da quinta fase da olimpíada. No dia 28 de junho, após o término da sexta fase, serão divulgadas as equipes selecionadas para a fase final. A prova está prevista para acontecer no dia 24 de agosto, e a Cerimônia de Premiação está agendada para o dia 25 de agosto de 2024.
Fonte: Seduc