O Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo detalhou na tarde desta quinta-feira, 6, o resultado da Operação Brasil Integrado, que aconteceu nos dias 4 e 5 de novembro em 20 estados da Federação – 11 na faixa de fronteira e mais nove da Região Nordeste.
A coletiva aconteceu em Brasília e foi acompanhada por gestores de segurança pública e das Forças Armadas dos estados envolvidos através de vídeoconferência. Em Sergipe, a delegada geral da Polícia Civil, Katarina Feitoza; o coronel da Polícia Militar Eliziel, que na oportunidade representou ocomandante da PM Maurício Iunes; o representante do Exército tenente Zaqueu; o representante da Polícia Rodoviária Federal Queiroz Souza; o representante do Ministério da Justiça em Sergipe ZenonMendes, e os delegados da Polícia Civil de Sergipe Alessandro Vieira, Viviane Pessoa e Nalile Castro participaram da coletiva.
"As ações visaram a redução de homicídios, modalidades de roubos (assaltos a bancos), furtos (explosão de caixas eletrônicos) e apreensões de drogas e armas de fogo", destacou Katarina Feitoza.
Para o coronel Eliziel, a iniciativa do Governo Federal é importante pois reforça pontos frágeis dasegurança pública que são as divisas de Estados. "Montamos 12 barreiras em pontos estratégicos do Estado e juntamente com a PRF efetuamos várias abordagens reforçando o trabalho preventivo", destacou.
Números de Sergipe
Nos dois dias da operação as forças de segurança pública de Sergipe contabilizaram 21 prisões, entre cumprimento de mandados de prisão e flagrantes; foram apreendidas duas armas de fogo e 25 munições de diversos calibres; um veículo foi recuperado e 1,15 kg de drogas foram apreendidas.
Além disso, foram efetuadas em pontos do Estado o total de 269 abordagens a veículos e 355 pessoas foram revistadas pelos policiais. A Polícia Civil apreendeu, ainda, 2.051 mídias pirateadas e duas maquinetas de jogo do bicho.